Dia 28 de março: há 18 anos nascia o site, trazendo inovações para candidatos e empresas se encontrarem na Internet!

Hoje é aniversário da Curriculum.com.br! São 18 anos de muitas realizações e inovações que o site trouxe tanto para candidatos como para empresas.

A maioridade vem num ano em que a Curriculum também foi eleita por empresas em todo o Brasil com um dos 100 Melhores Fornecedores para RH de 2017.

Relembrando um pouco nossa história, o site nasceu em 1999 com uma proposta totalmente diferente: funcionar como uma grande vitrine de profissionais na Internet para que as empresas, na hora de contratar, pudessem encontrar facilmente candidatos com o perfil desejado. E este continua sendo o pilar que sustenta todo o sistema, uma gigantesca, organizada e continuamente atualizada base de currículos de candidatos.

O que hoje pode parecer cada vez mais comum com a Internet, na verdade representou uma grande inovação: o foco do site no processo de seleção de profissionais deixou de ser somente o anúncio da vaga e passa a se concentrar na atração de currículos prévia à abertura das vagas.

Nosso Sistema UCN administra hoje mais de 11 milhões de currículos de candidatos únicos, não duplicados. Destes, mais de 9 milhões estão à disposição para as mais de 150 mil empresas que recorrentemente buscam candidatos com o perfil desejado no site. Tais números tornam a Curriculum uma das maiores fontes de recrutamento disponíveis da América Latina.

Ao longo destes anos ficamos muito gratos ao saber que centenas de milhares de pessoas (se não milhões) arrumaram emprego através de nossa plataforma, lembrando que a grande maioria destas recolocações ocorreu gratuitamente.

Por isso, ficamos também muito orgulhosos em não ceder e continuarmos, desde o início, não cobrando dos candidatos para cadastrarem e manterem seus currículos, além de permitir a estes que se candidatem a quantas vagas desejar. Isso é realmente uma façanha, levando em conta que, no Brasil, o candidato se acostumou a pagar para cadastrar currículos.

Foram muitos desenvolvimentos em todos estes anos. Para as empresas, além da nossa poderosa busca de currículos, com mais de 100 filtros, temos a busca por texto, praticamente um Google de pessoas.

Temos também o Curriculum Ranking, que ordena os currículos de forma inteligente e por relevância, além do Gerenciador de Processos Seletivos, com o Funil do Recrutamento, o Mapa da Seleção, Entrevistas Virtuais, o Chat com Candidatos, o Módulo Trabalhe Conosco para candidatos e funcionários e a visualização planilhada de currículos, dentre várias outras soluções para empresas.

Para candidatos, mesmo oferecendo o cadastramento grátis, oferecemos também o aplicativo que auxilia tantos a andarem com a Curriculum no bolso, a possibilidade de se candidatar com o QRCode, além de ferramentas que auxiliam no processo de recolocação como o Destaque, o Monitoramento de Processos Seletivos, a Análise de Currículo e, mais recentemente, o Portfolio Profissional, que faz o currículo mais profissional e bonito da Internet.

Não podemos deixar de lado o Guia Brasileiro de Cargos e Salários e o Blog da Curriculum, que traz assuntos pertinentes para auxiliar aos candidatos na busca pelo novo emprego, sem contar com o preciosíssimo Manual da Recolocação Profissional.

Temos ainda nossos portais segmentados como Vendedor10, TalenTI, FoodJobs e, com muito orgulho, o Reserva Ativa, que auxilia militares da Reserva a se recolocarem no mercado.

Além disso, nossas parcerias estratégicas trazem, incorporadas à nossa plataforma, o WebVeca e o D.I.S.C. DomIneSCo, duas ferramentas fantásticas tanto para autoconhecimento quanto para encontrar o candidato com perfil comportamental e de competências mais aderente à vaga, fazendo com que contratar bem seja mais do que apenas um desejo, mas uma realidade para as empresas que utilizam a Curriculum.

Há ainda muitos outros desenvolvimentos e realmente ficamos muito orgulhosos, nestes 18 anos, de termos construído esta enorme e tão completa plataforma de recrutamento online, mais do que apenas pelo conjunto da obra, mas principalmente pelos resultados que tanto têm ajudado candidatos e empresas a se encontrarem.

Há muito a ser feito pela frente e não estamos parados. Em breve, apresentaremos novidades!

Marcelo Abrileri, presidente da empresa, comenta a data: “Estamos muito felizes em atingir a maioridade com tantas empresas nos elegendo como uma peça importante para as contratações delas, especialmente num país em que as organizações enfrentam tantos obstáculos para se desenvolver com sucesso. São 18 anos de muito trabalho focado para levar continuamente a profissionais e empresas o que há de melhor, ajudando ambos a se encontrarem com economia, eficiência e no menor tempo e custo possível.”