Com a grande movimentação que datas como o Natal ocasionam no mercado de trabalho, cresce também a demanda por profissionais temporários. Além de uma renda extra ou opção para reinserção daqueles que estão sem trabalho, as vagas provisórias podem ser uma boa oportunidade para o colaborador chamar a atenção dos gestores e conseguir o tão disputado emprego efetivo. Para conquistar esse objetivo, além de qualificação é preciso que o profissional tenha outras características, como vontade constante de aperfeiçoamento e motivação.

Na opinião do coach e professor do Senac Comunidade Zona Norte, Rodrigo Freitas, ter determinação e comprometimento é o primeiro passo. “Tem que querer ser contratado. Não adianta ir para o trabalho com o pensamento de que é um ‘bico’, mas sim agir como se você já fosse um colaborador fixo da empresa. A motivação também é fundamental. A pessoa que tem um motivo para agir é aquela que vai se empenhar e fazer sempre o seu melhor em tudo que faz”, salienta o docente.

 (Foto: Divulgação Senac-RS)
(Foto: Divulgação Senac-RS)

Além disso, é importante prestar atenção a outras atitudes e posturas, como destacam a docente de Recursos Humanos, Lívia Paim, e o docente de Marketing Pessoal Gustavo Brum, também do Senac Comunidade Zona Norte. Confira as sete dicas dos professores e prepare-se:

– Conheça a empresa que irá trabalhar: aprenda sobre os concorrentes, atuação no mercado e aproveite para refletir sobre como encaixar suas competências com as expectativas da empresa.

– Seja observador e disponível: observe as oportunidades para mostrar-se interessado em aprender, mesmo que não seja no setor ou área em que gostaria de estar atuando. Quanto mais conhecimento adquirir, mais visibilidade terá o seu trabalho.

– Escute as pessoas certas: busque nos gestores feedback constante para aprimorar suas tarefas.

– Mostre seu talento: aproveite para demonstrar o seu diferencial competitivo, as empresas valorizam personalidade, criatividade e inovação.

– Tenha um diferencial: diferencie-se da maioria, mas de maneira sempre positiva. Pense em realizar a sua atividade profissional de forma personalizada.

– Seja constante: evite mudar o tempo todo, principalmente quando estiver efetivado. No trabalho, um profissional que muda o tempo todo de área e de função vai ter dificuldade de estabelecer uma identidade forte em alguma delas.

– Cuidado com a visibilidade: dê uma olhada nas suas Redes Sociais, pois não existe página pessoal. Toda a Rede Social é profissional.

Fonte: G1/Senac