O domínio da língua inglesa se tornou requisito obrigatório para ocupar uma posição no mercado de trabalho. Isso vale até mesmo para estudantes que buscam por estágio em grandes empresas. Leia a matéria e confira dicas para ter um bom desempenho na entrevista de emprego em inglês.

O inglês é o idioma mais falado no mundo. São mais de 550 milhões de pessoas que se comunicam fluentemente nessa língua. Por conta disso, algumas empresas só contratam profissionais capazes de falar e compreender diálogos em inglês.

Falar inglês é um “pré-requisito global”, principalmente quando o objetivo do candidato consiste em ocupar uma vaga qualificada. De acordo com uma pesquisa do site Catho, a fluência nesse idioma também aumenta o salário em até 62%.

5 Dicas para uma entrevista de emprego em inglês

Declarar “inglês avançado” no currículo não é suficiente para uma contratação. As empresas querem, cada vez mais, testar o domínio dos candidatos acerca do idioma, por isso incluem entrevistas totalmente em inglês nas fases do processo seletivo. Alguns candidatos, qualificados e com experiência, acabam sendo eliminados nessa etapa por falta de preparo.

Veja a seguir algumas dicas para surpreender na entrevista de emprego em inglês e garantir a tão cobiçada vaga:

#1 – Estude para não dar branco

O nervosismo pode prejudicar o desempenho do candidato na entrevista e criar um bloqueio. Para “não dar branco”, é necessário estudar em casa e se preparar para os diálogos com o recrutador.

É recomendado, ainda, ler a versão em inglês do site da empresa e se familiarizar com as expressões utilizadas na página.

#2 – Evite frases prontas

Essa história de memorizar frases prontas não funciona em uma entrevista de emprego em inglês. O recrutador pode fazer perguntas que o candidato não espera e deixá-lo numa tremenda saia justa.

As respostas prontas soam forçadas principalmente quando o entrevistador tem o inglês como o seu idioma principal. Portanto, muito cuidado.

#3 – Conheça novas palavras e expressões

O candidato deve ler notícias e artigos em inglês, pois só assim terá condições de ampliar o vocabulário e enriquecer o conteúdo dos diálogos. Também vale a pena assistir vídeos no Youtube ou ouvir podcasts em inglês para treinar a pronúncia.

#4 – Treine em casa

Para não chegar despreparado no dia da entrevista, o candidato deve treinar em casa simulando possíveis diálogos. Dessa forma, ele será capaz de dar respostas fluídas e claras ao entrevistador. É interessante simular a entrevista com alguém que fale inglês fluentemente.

#5 – Estude as perguntas clássicas

Esteja pronto para responder perguntas clássicas. (Foto: Divulgação)

Existem algumas perguntas que os recrutadores costumam fazer aos candidatos, independentemente da vaga. Entre elas, vale destacar: “How would your peers and bosses describe you?”, “Who is your role model, and why?”, “Tell me about a conflict you managed with clients”, “If you could choose a company to work at, what would it be?” e “What was the most difficult feedback you have ever given?”.

Treine em casa algumas respostas para essas perguntas clássicas de entrevista de emprego em inglês. Só tome cuidado para não se apegar a visões desrespeitosas ou ultrapassadas.

Fonte: Via Carreira