Quando as pessoas falam certas coisas sobre você, é ótimo. Mas quando você mesmo precisa descrever sua personalidade, talvez seja melhor evitar algumas palavras. Jeff Haden, editor da revista Inc., listou 21 palavras e termos que são ótimos para descrever alguém, mas que não pegam bem quando um profissional os usa para descrever sua própria personalidade ou a sua empresa.

1. Motivado
Você não deve se vangloriar por algo que deveria fazer, ou que é esperado de você.

2. Padrão internacional
Usain Bolt é um corredor de classe internacional que tem medalhas olímpicas para provar isso. Mas o que é um profissional de padrão mundial ou companhia de padrão internacional? Quem define isso? Provavelmente, apenas você. Por isso, a frase não deve ser usada.

3. Carismático
“Só porque você fala muito não significa que você é carismático. E só porque algumas pessoas te ouvem porque precisa te ouvir – como funcionários – não significa que você é carismático”, escreve Jeff Haden. Entendeu?

4. Focado
Talvez você seja focado em dados (ou seja, você tenta tomar decisões objetivas), ou você seja focado no consumidor (tenta agradar as pessoas que te pagam). Ou é apenas focado. Não importa qual a forma, a palavra focado segue a mesma lógica do motivado, ou inspirado – não diz nada, portanto, melhor não usar.

5. Humilde
Por definição, ser humilde significa não fazer muitos elogios a você mesmo. Ou seja, falar isso é contraditório. Precisa desenhar?

6. Experiente
Você pode  dizer que tem grande experiência em design. Ótimo, mas quanto tempo você está no ramo não indica nada: você ainda pode ser o pior designer do mundo. “O que importa mais é o que você fez, quantos sites criou, quantos sistemas instalou, quantas aplicações específicas desenvolveu…”, diz Haden. Diga o que você fez, não há quanto tempo faz.

7. Autoridade
Se você precisa falar que é uma autoridade em determinado assunto, talvez você não seja. Fazer palestras e escrever artigos indica algum nível de autoridade.

8. Orientado em obter resultados
Não é algo a se vangloriar: ser focado em fazer algo pelo que você é pago.

9. Engraçado
Uma pessoa que é realmente engraçada não costuma dizer isso. Deixe sua audiência decidir isso por si mesma.

10. Responsável
Você pode ser responsável ou pode ser responsável por algo. Ser responsável é algo que seu empregador espera que você e todos sejam. E se você é responsável por algo, é melhor mostrar seus resultados. “Se você faz marketing por mídias sociais, não deve dizer que é “responsável por campanhas nas redes sociais”, diga que aumentou as vendas em 30% usando redes sociais”, diz Haden.

11. Fornecedor global
A maioria dos negócios pode vender produtos e serviços no mundo inteiro. Só use a expressão “fornecedor global” se essa capacidade não parecer óbvia. Caso contrário, pode parecer apenas que você quer que sua empresa pareça maior do que é.

12. Criativo
Algumas palavras são tão usadas que não causam mais impacto. Criativo é um exemplo, mas há outros, como “influente” e “bom em trabalhar em equipe”. Algumas podem até ser ótimas frases para te descrever, mas como são frequentemente usadas para descrever qualquer um, perderam o impacto. Seja criativo e encontre novos termos.

13. Generoso
“Todas as pessoas que eu conheço que são realmente generosas sentem que não são tão generosas quanto deveriam ser”, escreve Haden. Por outro lado, diz ele, muitas pessoas que raramente ajudam os outros pensam que são muito generosas. Quem é realmente generoso se sente recompensado por ajudar os outros, então não precisa chamar atenção para essa característica.

14. Dinâmico
Essa palavra diz pouco sobre você, e pode fazer com que os recrutadores coloquem seu currículo na pilha do “não”.

15. Guru
É realmente ótimo quando clientes e colegas dizem isso carinhosamente sobre você. Mas referir-se dessa forma a si mesmo mostra que você está claramente tentando impressionar os outros.

16. Inovador
A maioria das empresas se diz inovadora. A maioria das pessoas também. Mas na verdade, a maioria não é inovadora. “Eu definitivamente não sou, e está tudo bem, porque ser inovador não é um requerimento básico para o sucesso”, afirma Haden. E se você é inovador, não diga isso, mostre. Descreva os produtos que você desenvolveu, os processos que transformou.

17. Ético
Chamar atenção para o fato de que você age com integridade mostra que você pensa que essa qualidade é especial, enquanto deveria ser um fato comum.

18. Apaixonado
“Algumas pessoas podem discordar, mas se alguém me diz que é incrivelmente apaixonado por incorporar design elegante a objetos comuns, me soa exagero”, diz Haden.

19. Único
Impressões digitais são únicas. Você é único, mas seu negócio provavelmente não é. “Não tem problema nisso, porque os consumidores não se importam com o que é único, eles se importam com o que é melhor”.

20. Incrivelmente
Olhando perfis em redes profissionais, é possível encontrar várias pessoas se descrevendo como “incrivelmente apaixonadas”, “incrivelmente cativantes”. Não use adjetivos para intensificar suas qualidades.

21. Amável
Algumas pessoas são realmente amáveis. Existem várias formas de se mostrar amável, como ouvir mais do que falar, dar atenção às pessoas, não apontar os erros dos outros. Mas dizer que você é amável no seu currículo ou apresentação não é uma boa ideia.

Fonte: Época Negócios