Não importa o lugar que você trabalhe, sempre existirão pessoas prontas a criticá-lo e fazer julgamentos a seu respeito – desde críticas leves, rígidas, porque não gostaram do seu trabalho ou porque não gostam de você por algum motivo. A chave do sucesso corporativo, é saber receber essas críticas. Sejam de um superior ou de um colega, elas existirão – e o ideal é manter uma postura receptiva para lidar com essa situação da melhor forma possível.

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas para que as críticas sejam aceitas e, ao mesmo tempo, não “machuquem” a pessoa que as recebeu. A primeira coisa que eu digo é: não seja reativa. Não responda com argumentos defensivos ou ofensivos de imediato, sem refletir sobre o que foi lhe dito.

Refletir sobre alguns comentários a nosso respeito, por mais duros que sejam, ajuda a melhorar nossas relações interpessoais assim como o próprio autoconhecimento. Além disso, manter a calma e ser tolerante nessas horas, demonstra controle e inteligência emocional, além de muito profissionalismo, que são sempre bem vistos pelos superiores.

Caso surja a necessidade de responder às críticas, seja por que você achou injusta, ou porque até mesmo concorda, não faça isso sem antes pensar muito bem na resposta. Seja sempre cordial e tenha argumentos coerentes, vale muito mais a pena do que responder de forma impulsiva. Pergunte como você pode fazer para mudar o quadro ou proponha você mesmo soluções. É sempre importante lembrar que aquela crítica foi feita por alguma razão e nesse caso, o profissional precisa manter a mente aberta.

Profissionais que não sabem lidar com críticas precisam rever conceitos, pois ele não é perfeito e eventualmente irá errar. Agir na defensiva quando recebe uma crítica, só a confirma. Críticas construtivas são uma ótima forma de crescimento pessoal e profissional, ainda que possam ser dolorosas no início. Agradeça a preocupação ou consideração da pessoa que lhe criticou, mostre que você se importa com o que foi dito.

Também é muito importante não levar as críticas para o lado pessoal, entender de forma objetiva as mensagens – ou seja, o que deve ser feito para mudar, – não pedir opiniões se não estiver preparado para ouvir coisas que não deseja, e entenda que as críticas são sim muito importantes, mas que não podem lhe abalar. As críticas já foram feitas, então, aproveite-se delas para melhorar seu desempenho profissional e também como pessoa.

Fonte: Dicas Profissiona

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