Não é fácil saber se a gente passou ou não naquela concorrida entrevista de emprego. Você pode sair destruído da conversa e acabar conseguindo a vaga ou, pior, ficar cheio de esperança de que em breve irá começar um emprego novo e não ser selecionado.

De fato, não dá para saber com certeza se a vaga está garantida ou não. No entanto, é possível identificar alguns sinais que apontam se você pelo menos conquistou um lugar entre os candidatos preferidos.

 E fazer bonito na entrevista de emprego não é nenhum bicho de sete cabeças. Com um pouco de técnica e treinamento é possível impressionar até o mais rigoroso dos entrevistadores.

Se você precisa de dicas para conhecer os sinais de que passou na entrevista de emprego, fique aqui com a gente: vamos contar como identificá-los e o que fazer para se sair bem nas próximas!

Como saber se você passou na entrevista de emprego

Grande parte dos recrutadores não demonstram ter gostado ou desgostado do candidato logo de cara.

E mesmo que tenham gostado, isso não é garantia de que você continua na disputa pela vaga.

O ideal, portanto, é fazer a si mesmo algumas perguntinhas depois da entrevista para ter alguma ideia se impressionou ou não o entrevistador – mais ou menos como checar o gabarito da prova do vestibular: certeza do resultado você não vai ter, mas pode obter uma boa noção do seu desempenho.

As perguntas são simples e você deve responder com sinceridade. Anote aí:

1. Praticamente só uma pessoa falou durante a entrevista?

Você falou o suficiente ou se comportou como se estivesse em um interrogatório?

Falar demais é um mau sinal. Falar de menos, também. Apenas responder roboticamente às perguntas do entrevistador, então, rende muitos pontos a menos.

A entrevista ideal acontece como uma conversa, em que ambas as partes conseguem falar o suficiente. Nunca é longa demais nem curta demais e se só uma das partes fala, tem algo de errado aí.

2. Foi para a entrevista sem conhecer bem a empresa?

Se antes da entrevista você estudou a empresa em detalhes, sabe o ramo de atuação e a posição dela no mercado, entendeu bem como funciona a cultura local, então já ganhou muitos pontos. Mesmo que não tenha precisado falar muito sobre o assunto, o entrevistador percebe quem tem ou não conhecimento sobre o futuro local de trabalho.

Uma dica de ouro é: evite repetir tudo o que aprendeu para o recrutador, como se tivesse decorado a história da empresa. Vai soar forçado.

3. As pausas entre uma pergunta e outra te incomodaram?

Aqueles momentos de silêncio que parecem feitos de propósito pelo entrevistador são um teste para a sua ansiedade.

O que aconteceu entre uma pausa e outra? Você aceitou o silêncio ou precisou preencher o momento com alguma conversa?

A entrevista não é uma corrida contra o tempo. Mostrar-se centrado, paciente, rende pontos a mais.

Ah, e nunca, em hipótese alguma, interrompa o recrutador.

4. Você vendeu demais o seu peixe?

Durante a conversa, você falou de todos os seus pontos fortes, de todas as suas histórias de sucesso e do quanto você é a pessoa ideal para aquela vaga?

Sim? Bom, então você pode ter um problema. A dica em entrevistas é não se vender como a pessoa mais maravilhosa do mundo ou o candidato perfeito para a posição.

Falar sobre si mesmo é importante e necessário, mas é fundamental expor os fatos que comprovam sua experiência. Só dizer que é um excelente profissional, que é disputado por todas as empresas, que merece um salário milionário, não quer dizer absolutamente nada.

Marketing pessoal é bom, mas excesso de narcisismo pode ser perigoso. Fique ligado.

5. Durante a conversa, soltou alguma mentirinha?

Às vezes, para impressionar o entrevistador, tem candidato que solta aquela mentirinha inofensiva, que parece que não vai dar em nada.

Bom, não faça isso. Se você mentiu na entrevista para aumentar as chances de conseguir a vaga, pode ser desclassificado mais adiante.

É que muitas vezes, antes da contratação, as empresas fazem uma checagem para verificar as informações dadas pelos entrevistados. Se perceberem que foram enganadas, por menor que tenha sido a mentira, desclassificam os candidatos sem dó nem piedade.

A pior experiência que um recrutador pode ter na entrevista é perceber que a resposta foi manipulada.

Então, se você optou por falar a verdade durante toda a entrevista, passou informações nas quais você acredita e que demonstram quem você é, tem chances de continuar na disputa pela vaga.

6. Deu aquelas respostas prontas, feitas para impressionar?

Tem uma pergunta clássica das entrevistas que é: “Quais são os seus pontos fracos?”. No intuito de impressionar o entrevistador, o candidato responde rapidamente: “Sou muito perfeccionista, não sei a hora de parar, sou muito comprometido, exigente, etc.”.

Essa tentativa de manipular respostas tem um efeito terrível na entrevista. Na prática, o candidato está querendo convencer o entrevistador – um profissional treinado – de que ele é tão especial que até seus defeitos podem ser vistos como qualidades.

Fuja desse padrão. Não precisa impressionar o entrevistador em tudo. Às vezes, ser simples e honesto é o melhor caminho. Você pode, sem medo, contar um ponto fraco que identificou em sua carreira e contar o que está fazendo para melhorar. Pode revelar, por exemplo, que percebeu que o seu inglês não era muito bom e que foi fazer um curso para adquirir fluência no idioma – desde que seja verdade, claro!

Analise suas respostas e veja se você passou na entrevista de emprego

Agora vamos fazer uma análise simples para descobrir se você tem chances de conseguir aquela vaga:

-Se você respondeu SIM à maioria das perguntas, então suas chances de entrar num novo emprego são pequenas. A nossa dica é que você estude e pratique bastante antes da próxima entrevista. Impressionar o entrevistador pode ser mais fácil do que você imagina, mas exige, sobretudo, preparação, olhar atento e honestidade.

-Se você respondeu NÃO à maioria das questões, então suas chances de conseguir um novo emprego são grandes, pode acreditar!

Fonte: Terra