Você provavelmente tem ou já teve um colega de trabalho que parece se encaixar perfeitamente na empresa. Ele ou ela sempre tem boas respostas para dar e parece saber o que precisa ser feito antes mesmo de ser instruído.

Segundo Katharine Halpin, CEO da consultoria de liderança Halpin Companies, colaboradores que apresentam essas qualidades são vistos como líderes dentro das empresas, independentemente da posição que ocupam. Eles costumam assumir a responsabilidade de resolver problemas e conflitos.

A boa notícia é que, para ser um funcionário assim, não é preciso nascer pronto. O site Fast Company listou como desenvolver essa habilidade a partir de cinco hábitos:

1. Escolha o ambiente certo para seu talento
É difícil ser um funcionário excepcional se as necessidades da empresa são diferentes de suas habilidades, talentos e valores, segundo Halpin. Uma pesquisa feita este ano pelo Cicero Group descobriu que um dos fatores mais importantes para funcionários que entregam um bom trabalho consistentemente é o reconhecimento — pelo chefe direto ou pela companhia. Escolher trabalhar em um lugar onde você é valorizado é importante.

2. Preste atenção no que o seu chefe valoriza
Funcionários acima da média estão sempre estudando as preferências e os objetivos de seus chefes ou dos chefes de seus chefes. Eles até participam de projetos e reuniões que não são exatamente parte de seu trabalho, mas que abrem portas para saber do que os líderes da empresa precisam e no que pensam.

3. Mantenha o foco nas responsabilidades cotidianas, mas pense no todo
Pessoas que se destacam nas empresas costumam ser capazes de manter o foco tanto na tarefa que precisam executar quanto como aquela tarefa está relacionada ao que está sendo feito na companhia como um todo. Quando você começa a olhar para suas obrigações cotidianas por meio das duas perspectivas, é mais fácil antecipar o que precisa ser feito. Além disso, fica mais fácil priorizar as atividades e concentrar suas energias no que agrega mais valor para a empresa.

4. Dê um tempo
Manter horários livres durante o dia, como programar um espaço de tempo entre reuniões ou mesmo separar um momento para refletir e trabalhar em projetos que requerem mais concentração pode melhorar a performance. Funcionários excelentes costumam organizar bem suas agendas. Atitudes como chegar um pouco mais cedo e tentar não emendar uma reunião na outra também ajudam. Estar sempre apressado, distraído, com fome ou irritado porque você não para um segundo na sua mesa não te permite fazer o melhor trabalho, diz Halpin.

5. Tenha uma boa relação com seus colegas
As pessoas que têm o melhor desempenho costumam estar em sintonia com seus colegas e percebem quando eles precisam de alguma coisa. Elas se esforçam para entendê-los e conseguem ter uma boa relação, pois acreditam que a colaboração não é só parte do trabalho, mas algo fundamental para ter sucesso.

Fonte: Época Negócios

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