Conduzir palestras é uma grande conquista para qualquer profissional, mas é preciso tomar certos cuidados básicos para não transformar essa oportunidade de realização em pesadelo.

Um dos deslizes mais comuns é ter o famoso “branco”: as palavras fogem de repente e você não conseguir concluir a apresentação. Quando você deixa claro para o público que se perdeu, as chances de você se desestabilizar completamente ficam ainda maiores.

“Existe uma dinâmica muito recorrente em palestras que é o sentimento de ameaça: o palestrante sobe ao palco e tem medo de ser julgado ou interpretado de forma equivocada. Isso gera nervosismo e consequentemente o temido ‘branco’”, explica Roger Chequer, sócio-diretor da SOAP, empresa especializada em apresentações.

Biologicamente, essa ameaça é um gatilho para diversas reações químicas – o sangue vai para os limbos, o corpo transpira e a adrenalina faz efeito – que promovem um “sequestro” emocional e paralisam o palestrante.

Caso essa paralisação aconteça, é importante sempre manter a calma e, principalmente, não perder o “olho no olho” com a plateia. “Costumo dizer que só o palestrante sabe até onde o conteúdo dele vai, o público não. Se der ‘branco’, é recomendável manter contato visual e tentar ganhar tempo enquanto você tenta lembrar” orienta Marco Srazolim, diretor de comunicação.

Para impedir esse desconforto, especialistas consultados por EXAME.com deram dicas de ferramentas e mecanismos que podem ser aliados do profissional em cima dos palcos. Confira:

1. Não estude apenas o conteúdo da palestra

A primeira dica é conhecer mais sobre o assunto do que você pretende abordar na apresentação. De acordo com Srazolim, essa estratégia dá ao palestrante caminhos alternativos, caso o plano inicial se perca.

“Existe uma ferramenta chamada storytelling, que significa contar uma boa história, com o recorte definido pelo palestrante. Essa é a deixa para conquistar o público e mostrar que você entende do assunto”, explica Srazolim.

2. Prepare o material com cuidado e paciência

O planejamento é um dos principais segredos do sucesso de qualquer palestra. Aliado ao storytelling, ele ajuda a conduzir o público e fixar a atenção ao conteúdo oral, e não só visual.

Os slides são a ferramenta mais eficaz para apresentações. “A dica mais importante é estruturá-los em tópicos, para auxiliar a localização do material. Esses tópicos, no entanto, não precisam estar listados, mas podem ser representados em desenhos ou palavras-chave”, orienta Chequer.

3. Nunca decore

Esta dica é aquela que os professores sempre recomendam em períodos de provas: vale mais compreender o tema abordado do que simplesmente memorizá-lo. Além de evitar “brancos” totais, esse conselho ajuda a tornar as suas apresentações mais atraentes.

“Quando o apresentador realmente sabe do que está falando, as palestras ficam mais interessantes. Assim, as intervenções do público ou uma eventual falha nos slides não comprometem a apresentação”, diz Srazolim.

Fonte: Exame.com 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários