Foi-se o tempo em que fazer um estágio se resumia a “tirar xerox” ou “trazer o cafezinho”. Hoje, o jovem precisa lidar com desafios de considerável complexidade no seu dia a dia — e é cada vez mais esperado que ele tenha maturidade suficiente para aprender com os próprios erros e não repeti-los.

Não é nenhuma surpresa: os programas de estágio se tornaram estratégicos para grande parte das empresas, porque servem para formar os seus futuros líderes sob o ponto de vista técnico e comportamental.

Ao longo desse processo de desenvolvimento, os filmes podem funcionar como um excelente estímulo para o jovem.

Com a ajuda de Anamaíra Spaggiari, coordenadora da Fundação Estudar, e Rafael Pinheiro,  reunimos 12 títulos que trazem reflexões fundamentais para a formação de qualquer estagiário.

De clássicos como “Sociedade dos poetas mortos” a lançamentos recentes como “A grande aposta”,  os filmes abordam temas como liderança, inovação, resiliência, inteligência emocional e trabalho em equipe.

“A grande aposta”

Em meados dos anos 2000, um grupo de investidores de Wall Street percebe os primeiros sinais de que o setor de crédito imobiliário dos Estados Unidos corre risco de desabar devido à concessão excessiva de financiamento e à crescente inadimplência. De olho no futuro, eles apostam na quebra do mercado de crédito e lucram muito quando sua previsão se materializa.

O que ensina ao estagiário? Jovens visionários têm muito mais chance de crescer nas empresas. “Além de demonstrar muita autoconfiança, o que é essencial para se apostar numa estratégia de risco, os personagens do filme tiveram a capacidade de analisar o cenário e antever uma grande oportunidade”, afirma Anamaíra Spaggiari. “A dica para o estagiário é tentar enxergar o que ainda não passou pela mente de ninguém e, assim, colher excelentes resultados”.

“The big short”
Ano:
2015
Diretor:
Adam McKay

“Incontrolável”

Carregado de produtos químicos tóxicos, um trem desgovernado está prestes a causar uma grande tragédia por causa da falta de atenção de um funcionário. Um maquinista experiente (Denzel Washington) e um jovem condutor (Chris Pine) precisam elaborar um plano rapidamente para evitar o desastre.

O que ensina ao estagiário?
Segundo Rafael Pinheiro, gerente da Companhia de Estágios, o filme mostra que, por mais que tenha uma posição júnior, o estagiário precisa fazer o seu trabalho seriamente. “Independentemente da função que um profissional ocupa na empresa, qualquer descuido ou falta de atenção poderá causar resultados muito negativos para a empresa”, explica.

“Unstoppable”
Ano:
2010
Diretor:
Tony Scott

“Mudança de hábito”

Deloris (Whoopi Goldberg) canta em boates e leva uma vida descontraída. Quando ela testemunha um crime e se torna um alvo da máfia, a polícia decide escondê-la num convento, disfarçada como freira. Porém, a sua adaptação a esse mundo rígido e tradicional não será nada fácil.

O que ensina ao estagiário? A história contém lições importantes sobre a adaptação a ambientes, culturas e comunidades diferentes — um desafio que sempre permeia a experiência do estágio. Além disso, diz Pinheiro, o filme também mostra que é preciso cuidar das relações interpessoais para influenciar colegas e chefes e, assim, atingir bons resultados em equipe.

“Sister Act”
Ano:
1992
Diretor:
Emile Ardolino

“Menina de ouro”

Acostumado a agenciar grandes lutadores de boxe, Frankie Dunn (Clint Eastwood) se surpreende com o pedido de uma garçonete com 30 anos de idade e pouco dinheiro: ela quer a ajuda dele para se tornar uma grande lutadora. Apesar de estranhar a situação, o empresário acaba sendo convencido pela comovente perseverança da moça.

O que ensina ao estagiário? Determinação é o grande recurso da personagem principal. “O jovem vai encontrar diversas pessoas que não acreditarão na sua capacidade”, diz Spaggiari. “Porém, se ele demonstrar garra e potencial, pode superar qualquer obstáculo e até mudar a opinião que os demais têm sobre ele”. Outro tema retratado pelo filme é a importância da superação dos preconceitos, como de idade ou gênero, que podem aparecer desde muito cedo na carreira.

“Million dollar baby”
Ano:
2004
Diretor:
Clint Eastwood

“O jogo da imitação”

Em meio à 2ª Guerra Mundial, o governo britânico convoca uma equipe especial para quebrar o código usado na comunicação dos nazistas. O líder do grupo, o matemático Alan Turing (Benedict Cumberbatch), estabelece como meta criar uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação desse enigma. Se a equipe conseguir, evitará a morte de milhões de pessoas.

O que ensina ao estagiário? O protagonista do filme assume um desafio inusitado, que exige altas doses de curiosidade intelectual. O seu trabalho também precisa ser feito com um forte senso de urgência, já que dele dependem vidas humanas. “É uma lição sobre foco e resiliência”, diz Spaggiari. “Além disso, mostra que atingimos nossos objetivos mais facilmente quando temos paixão e enxergamos relevância no que fazemos”.

“The imitation game”
Ano:
2014
Diretor:
Morten Tyldum

“Ritmo total”

O adolescente Devon Miles (Nick Cannon) se forma no ensino médio e parte para Atlanta para estudar numa universidade famosa pela qualidade de suas bandas. Ele acredita que seu talento individual poderá levar seu grupo de músicos à vitória numa competição entre escolas, mas logo percebe que isso não é suficiente.

O que ensina ao estagiário? Segundo Pinheiro, o longa mostra que o individualismo e o “estrelismo” podem ser extremamente nocivos para a carreira do jovem. Além de mais produtivo, o trabalho em equipe costuma gerar resultados melhores e mais sustentáveis a longo prazo.

“Drumline”
Ano:
2002
Diretor:
Charles Stone III

“Sociedade dos poetas mortos”

Apesar das resistências da diretoria do conservador colégio onde trabalha, o professor John (Robin Williams) ensina a seus alunos uma lição sobre liberdade: é preciso perseguir os seus ideais e, se necessário, lutar contra o que lhes é imposto. Sua mensagem principal é “Carpe diem”, isto é, que a vida é curta demais para não ser aproveitada.

O que ensina ao estagiário? O principal recado ao jovem é a necessidade de ser questionador e sempre desafiar o status quo. É comum que, ao ingressar no mercado de trabalho, o estagiário se depare com ambientes tradicionais. “O estagiário precisa aprender a lidar com esse cenário, imaginando novas formas de pensar e agir, além de contestar o que é dado como certo”, diz Spaggiari. “Só vale lembrar que tudo isso deve ser feito com bom senso e respeito”.

“Dead poets society”
Ano:
1989
Diretor:
Peter Weir

“A grande virada”

Bobby (Ben Affleck) tem um ótimo emprego, uma família feliz e o carro do ano na garagem. Sua vida “perfeita” é ameaçada subitamente quando ele é demitido numa reestruturação da empresa onde trabalhava. Essa mudança faz com que ele precise redefinir sua vida para manter a autoestima e encontrar um novo rumo profissional.

O que ensina ao estagiário? “Quando está tudo bem, geralmente ficamos numa zona de conforto, não nos atualizamos e prestamos pouca atenção aos sinais negativos do mercado”, diz Pinheiro. “O problema é que o desemprego pode acontecer a qualquer momento, não importa o seu cargo”. Segundo ele, o filme também estimula a reflexão sobre a importância de conhecer os seus pontos fortes e fracos e planejar a carreira desde cedo.

“The company men”
Ano:
2010
Diretor:
John Wells

“O sorriso de Monalisa”

A professora Katherine (Julia Roberts) tem a chance de dar aulas de história da arte para estudantes de um colégio tradicional dos anos 1950. Quando ela percebe que suas alunas já dominavam todo o conteúdo teórico, seu desafio é pensar numa nova abordagem para as aulas: deixar de lado os livros e visitar as obras de arte ao vivo.

O que ensina ao estagiário? A lição que fica é ir além do óbvio e ser inovador. “Algumas tarefas parecem evidentes e muito simples de se resolver, mas é essencial fazer diferente e ir além do que é usual, inovando na maneira de pensar e executar”, afirma a coordenadora da Fundação Estudar. Quando aborda a transposição da teoria à prática, diz a especialista, o filme também mostra que o estagiário deve aplicar tudo aquilo que aprendeu na sala de aula em seu dia a dia de trabalho. Não basta ficar preso à teoria: é preciso colocar a mão na massa.

“Mona Lisa smile”
Ano:
2003
Diretor:
Mike Newell

“Joy: O nome do sucesso”

Joy Mangano (Jennifer Lawrence) é uma mãe divorciada com dificuldades para cuidar da família e pagar as contas. Tudo muda quando ela inventa um esfregão de limpeza que se tornou um fenômeno de vendas nos anos 1990.

O que ensina ao estagiário? Segundo a coordenadora da Fundação Estudar, o filme mostra que o jovem precisa ser protagonista da sua própria vida. “Muitas vezes a nossa vida parece não estar de acordo com o que desejamos e é preciso tomar uma atitude, dando o primeiro passo para mudar o rumo das coisas”, explica ela. “Essa iniciativa depende exclusivamente de você, e não dos outros”.

“Joy”
Ano:
2015
Diretor:
David O. Russell

“Forrest Gump: O contador de histórias”

Forrest Gump (Tom Hanks) tem um coração puro e um QI muito abaixo da média. Sonhando com seu amor de infância, ele acaba se envolvendo por acaso em momentos essenciais da história dos Estados Unidos, como a Guerra do Vietnã.

O que ensina ao estagiário? “O filme mostra que nenhuma limitação é suficiente para impedir um sonho”, diz Pinheiro. Além disso, a atitude do personagem diante das adversidades pode ser vista como um exemplo de resiliência e automotivação.

“Forrest Gump”
Ano:
1994
Diretor:
Robert Zemeckis

“Whiplash: Em busca da perfeição”

O jovem Andrew (Miles Teller) quer ser o baterista mais brilhante de sua geração. Quando ele é descoberto por um famoso professor de música, começa a ser treinado de forma exaustiva e pouco saudável. Não demora muito para que seu sonho se transforme numa obsessão sem limites.

O que ensina ao estagiário? A lição mais positiva do filme é que ninguém realiza grandes façanhas sem doses imensas de disciplina e resiliência. Segundo a coordenadora da Fundação Estudar, a história revela que o caminho para atingir a maestria e dominar uma determinada habilidade é árduo e nem sempre prazeroso.

“Whiplash”
Ano:
2014
Diretor:
Damien Chazelle

Fonte: Exame.com 

 

 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários