Se você já participou de algum processo seletivo, então já percebeu que os mesmos estão mais difíceis e mais concorridos. As vezes parece que as empresas estão querendo super-heróis. Na verdade o que elas querem são pessoas que façam sempre mais com menos.

Você que está para se formar, ou que acabou de se formar e está buscando uma vaga de emprego, estágio ou trainee, participando de diversos processos seletivos e ainda não conseguiu a tão sonhada vaga no mercado de trabalho, deve estar se perguntando: O que devo fazer para conseguir impressionar o entrevistador? Que atitudes devo tomar para me sair bem em entrevistas de emprego? Existe algum sergedo para ter sucesso em entrevistas? Pois bem… Então vamos lá…

Observe que até o aperto de mão final e o sorriso de boas vindas do empregador existe um caminho a ser percorrido. Esta lição irá ajudá-lo a compreender os segredos dos processos seletivos e irá e te ensinar dicas valiosas de como se comportar durante as entrevista. Ela irá ajudá-lo a identificar a etiqueta básica que pode melhorar suas chances, bem como mostrar-lhe como o seu tom de voz e linguagem corporal são interpretados por um entrevistador.

Desde o inicio, você deve demonstrar ser um profissional confiante e capaz. Você será julgado não somente por sua habilidade de fazer o seu próprio trabalho, mas também pelas suas habilidades de trabalho em equipe. Tenha certeza que o gerente de contratação o observará e será implacável nesse quesito.

Dentre algumas dicas importantes, destacam-se: Pontualidade. Se você vai se atrasar, mostre que você é respeitoso com o tempo do entrevistador. Caso o atraso ocorra, peça desculpas e pergunte educadamente se o mesmo ainda poderá recebê-lo.

Agradeça ao entrevistador por ter se reunido com você, tanto no início da entrevista e novamente no final.

Vista-se apropriadamente. Se você chegar vestido muito casualmente ou muito formalmente, a situação pode ser desconfortável para você e a pessoa que está te entrevistando.

Apresente-se para a recepcionista e para todos que você encontrar na entrevista.
O Aperto de mão deve ser usando com firmeza, mas não forte, e faça um forte contato visual.

Sente-se quando você é solicitado a sentar-se, não antes.

Coloque seus itens soltos no chão ao lado de seu assento, em seu colo, ou na mesa de lado, mesa de café, ou na frente de você em uma mesa de conferência. Não colocá-los na mesa do entrevistador, a menos que seja oferecido a você. Sua maleta ou bolsa deve ser mantida a seus pés, não em uma cadeira ou mesa.

Não peça por bebidas ou permissão para fumar. Se um refresco é oferecido, você pode aceitar. Se você for convidado para jantar fora como parte de sua entrevista, use boas maneiras.

Mantenha todos os dispositivos móveis e outros dispositivos eletrônicos completamente desligados. O telefone configurado para vibrar também pode interromper a reunião.

Mantenha uma atitude positiva e amigável. Muitas vezes, seu tom de voz diz mais do que suas palavras. Você pode dizer que você sabe como executar os deveres do trabalho, mas se não soar como você faz, então você não vai inspirar muita confiança no gerente de contratação.

A linguagem corporal pode comunicar quase tanta informação quanto o que você está realmente dizendo. Seus verdadeiros pensamentos e atitudes podem ser refletidos em sua linguagem corporal. Quanto mais positivo você se sente sobre a entrevista e suas habilidades, mais provável será que isso seja refletido em sua linguagem corporal.

Preste atenção a qualquer gesto que você pode exibir como: morder o lábio, franzir a testa, enquanto pensando, passar a mão no cabelo repetidas vezes, etc…

Embora seja bom estar ciente de quaisquer preocupações de linguagem corporal, a melhor maneira de retratar uma boa linguagem corporal é abordar a entrevista com uma atitude positiva. Quando você se sentir positivo, você vai naturalmente relaxar e sorrir mais, tornando-se assim mais confiante e atraente.

Aqui estão outras regras simples para responder a qualquer pergunta na sua entrevista:

1. Peça esclarecimentos se necessário. Um entrevistador não o expulsará por suas perguntas; Na verdade, ele ou ela pode ser impressionado que você tomou o tempo para perguntar.

2. Seja honesto. Nunca embelezar suas realizações passadas ou reivindicar uma habilidade que você não tem. Se você acredita que está faltando uma habilidade, diga ao entrevistador que você não teve a oportunidade de usar essa habilidade ainda, mas que você está ansioso para aprender.

3. Fique fiel à sua mensagem. Concentre-se nas razões pelas quais a empresa deve contratá-lo.

Fonte: Administradores