Diante de um cenário de recessão econômica, no último ano quase um terço dos jovens deixou de investir na carreira por falta de recursos. Os dados de um levantamento feito pela Companhia de Estágio, consultoria e assessoria especializada em programas de estágio e trainee, mostram que 43,4% dos candidatos em busca de colocação profissional adiaram os planos de aprender um novo idioma ou fazer uma especialização devido à crise.

Apesar do período trazer um impacto significativo na qualificação profissional dos jovens, Tiago Mavichian, diretor da Companhia de Estágios, afirma que trabalhos voluntários, palestras e cursos gratuitos também podem ser alternativas para aprimorar o currículo no início da carreira. “As empresas não exigem experiência do estudante, mas elas pedem algum indício de que essa pessoa é interessada”, destaca.

Em um cenário de crise, quando o estudante deixa de fazer cursos complementares ou participar de atividades na área, Mavichian diz que ele pode se tornar menos competitivo. “Se o mercado tem menos vagas por conta da crise, ele vai pedir justamente que essa pessoa tenha cursos adicionais, já que ela não tem experiência porque está concorrendo a uma vaga de estágio”, explica.

Além do estudante se dedicar a trabalhos voluntários e atividades oferecidas pela universidade, como uma empresa júnior, centro acadêmico ou atlética, ele menciona que cursos online e gratuitos podem fazer a diferença no currículo. “Muitas pessoas fazem um pré-julgamento de que os cursos online não têm qualidade, mas eles são ótimas alternativas para se diferenciar”, aponta.

Atualmente, muitas organizações e universidades de todo o mundo oferecem conteúdos gratuitos pela internet. Na hora de escolher entre tantas possibilidades de cursos, o diretor da Companhia de Estágios sugere que os jovens façam a opção por formações na sua área ou em temas que transitam bem dentro de qualquer profissão, como idiomas, informática, comunicação e estratégias de trabalho em equipe.

Para apoiar quem deseja dar um salto na carreira, mas está sem recursos para investir em uma especialização, o Porvir separou uma lista de cursos online e gratuitos que desenvolvem habilidades de inovação, gestão, comunicação, resolução de problemas e atualização tecnológica. Confira:

Gestão da Inovação
Instituição: Veduca/USP
Idioma: Português
Cada vez mais as empresas estão em busca de profissionais inovadores. Para quem deseja desenvolver essa habilidade, o curso ensina a gerenciar e organizar processos de inovação, incluindo princípios de criatividade, técnicas de brainstorming, métodos de seleção de ideias e outras estratégias.

Gestão de Projetos
Instituição: Veduca/USP
Idioma: Português
Saber administrar projetos pode ser um diferencial na hora de disputar uma vaga. Neste curso, o participante aprende técnicas de gerenciamento, que vão do planejamento até a conclusão e avaliação de resultados.

Liderança, gestão de pessoas e do conhecimento para inovação
Instituição: Veduca/USP
Idioma: Português
Trabalhar em equipe, dividir tarefas e lidar com múltiplas competências é uma vantagem competitiva para candidatos em diferentes áreas. Para isso, o curso trabalha o desenvolvimento de liderança para atingir metas coletivas e auxiliar na gestão de um projeto inovador.

Solução Criativa de Problemas
Instituição: Universidade de Minnesota
Idioma: Inglês
Que tal aprender a resolver problemas de forma criativa? Através de exercícios, palestras e leituras, o curso trabalha a capacidade de desenvolver múltiplas ideias e conceitos para solucionar diferentes problemas.

Aprendendo a aprender
Instituição: Universidade da Califórnia
Idioma: Português, Inglês, Espanhol e Chinês
O curso apresenta ferramentas mentais que ajudam a dominar assuntos complexos em diferentes áreas. Além de compreender como o cérebro aprende, o participante irá aprender técnicas de memória e estratégias para lidar com a procrastinação.

Inglês para entrevista e escrita de currículo
Instituição: Universidade de Maryland
Idioma: Inglês
O curso é indicado para quem deseja aprimorar o idioma para avançar na carreira. Os participantes irão aprender desde como buscar vagas de forma efetiva, até preparar um currículo e participar de entrevistas em inglês.

Fundamentos da Computação
Instituição: Universidade Rice
Idioma: Inglês
O curso traz alguns materiais do primeiro ano de graduação da Universidade Rice, incluindo técnicas para aprender a programar em Python e construir os primeiros projetos.

Câmera, exposição e fotografia
Instituição: Universidade de Michigan
Idioma: Inglês
Fazer bons registros é uma capacidade bastante valorizada na era digital. Para ensinar a fazer boas fotos, o curso é composto por quatro módulos que trazem fundamentos da fotografia em smartphones e câmeras DSLR.

Processo de comunicação e comunicação institucional
Instituição: Fundação Getulio Vargas
Idioma: Português
O curso aborda os principais aspectos da comunicação como área de conhecimento e traz fundamentos que regem o seu uso em uma estratégia empresarial.

Ética empresarial
Instituição: Fundação Getulio Vargas
Idioma: Português
Em uma perspectiva histórica e filosófica, o curso analisa os princípios que regem a ética no mundo empresarial.

Introdução à Internet das Coisas
Instituição: Samsung/ LSI-TEC
Idioma: Português
Para quem deseja estar alinhado com as últimas tendências na área de tecnologia, o curso explica como funciona a Internet das Coisas e apresenta algumas das suas aplicações no dia a dia.

Aplicativos para dispositivos móveis
Instituição: Samsung/ LSI-TEC
Idioma: Português
A partir da exploração prática de conceitos que estão por trás da criação de aplicativos para smartphones, o curso ensina a desenvolver programas e interfaces usando a ferramenta AppInventor.

Aprendendo a Programar
Instituição: Samsung/ LSI-TEC
Idioma: Português
Independente da área de atuação profissional, compreender a linguagem dos códigos pode ser um grande diferencial na disputa por uma vaga. No curso oferecido pela Samsung e pelo LSI-TEC, o participante pode criar seus primeiros projetos de narrativas, animações e jogos na comunidade online Scratch.

Postura e imagem profissional
Instituição: Fundação Bradesco
Idioma: Português
Não são apenas as competências técnicas que fazem a diferença na hora de disputar uma vaga. Pensando nisso, o curso ajuda o participante a trabalhar a sua postura e imagem profissional. Entre outros aspectos, a formação online trabalha marca pessoal, competências socioemocionais, networking e ética.

Ilustração e design gráfico na web
Instituição: Fundação Bradesco
Idioma: Português
Voltado para quem busca aprimorar seus conhecimentos na elaboração de sites, o curso explica o funcionamento da web e faz a introdução de tecnologias e ferramentas associadas ao webdesign, incluindo temas como tipologia, fontes, imagens e cores.

Introdução ao Pacote Office
Instituição: Fundação Bradesco
Idioma: Português
Nunca é tarde para ampliar o domínio de ferramentas bastante utilizadas nas organizações. Neste curso, os participantes têm acesso a dicas e técnicas para criar documentos de alta qualidade.

Negociação
Instituição: Sebrae
Idioma: Português
Para preparar quem pretende se torna um negociador de sucesso, o curso trabalha competências e conteúdos que ajudam a conseguir bons resultados em situações de conflito. Entre outros tópicos, ele aborda estratégias para conhecer o perfil dos negociadores e conduzir processos de negociação.

Torne-se um líder
Instituição: Sebrae
Idioma: Português
Liderança é uma capacidade cada vez mais procurada por recrutadores de grandes organizações. Neste curso, o participante conta com a ajuda de um tutor para aprimorar o seus conhecimentos sobre controle de tempo, gerenciamento de pessoas, diálogo, tomada de decisões, administração de conflitos e delegação de tarefas.

Comunicação Integrada
Instituição: ESPM
Idioma: Português
Destinado a profissionais que desejam ampliar o seu conhecimento na área de comunicação, o curso traz conceitos de marketing em uma economia globalizada. Os participantes têm contato com diferentes ferramentas estratégicas e aprendem sobre posicionamento de marca no mercado.

Empreendedorismo
Instituição: ESPM
Idioma: Português
E que tal gerenciar o seu próprio negócio e se tornar um empreendedor de sucesso? Neste curso, o participante adquire conhecimentos para começar a sua empresa ou até mesmo se destacar em uma grande corporação.

Como falar em público
Instituição: iPED
Idioma: Português
Para quem tem dificuldade de falar em público ou deseja melhorar a oratória, esse curso trabalha os cuidados com a voz e também trata da linguagem corporal como uma habilidade importante para se expressar.

Marketing Pessoal
Instituição: iPED
Idioma: Português
O curso ajuda o participante a trabalhar sua imagem pessoal e melhorar a sua linguagem corporal por meio de técnicas de marketing e dicas para criar networking.

Photoshop
Instituição: iPED
Idioma: Português
Voltado para interessados na área de animação e design, o curso ensina a trabalhar com o programa Photoshop para editar imagens e fotografias. Entre outros conteúdos, são apresentadas ferramentas para criar efeitos, utilizar transparências e aplicar filtros.

Fonte: Porvir