Olá meus queridos leitores!

Meu nome é Marcos Vono, sou o mais novo colunista do Blog Curriculum. Para que vocês saibam um pouco mais sobre mim, vou contar a minha trajetória profissional.

Atuou no mercado de Recurso Humanos desde 1991, quando comecei a estagiar na Refinações de Milho, Brasil, uma filial da Bestfoods International,  que depois foi comprada pela UNILEVER. Fiquei lá por oito anos.

Eu era estudante de psicologia e comecei como estagiário na área de Recrutamento e Seleção. Me identifiquei muito com a área e fiquei nela por dois anos – até que fui efetivado como Coordenador.

Foi um salto grande.

Fiquei mais alguns anos na área e depois fui para a área de Desenvolvimento de Recursos Humanos. Alguns anos depois, recebi um convite e fui para a Quaker como Gerente de Recursos Humanos.

A empresa estava em um momento novo com um CEO que acabava de chegar e que tinha como missão, uma rápida modernização da empresa. Fiquei lá por aproximadamente dois anos e fomos comprados pela Pepsico.

De lá, fui para o Banco Santander. No Santander fiquei pouco tempo, pois as coisas não saíram com o eu esperava e então decidi sair.

Recebi uma proposta para cuidar da área de Carreiras de uma startup chamada IBTA – Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada. Era uma iniciativa com gente muito competente para criar uma Faculdade de alto nível na área de Tecnologia.

Eu adorei o desafio e logo começamos a crescer.

Algum tempo depois, compramos o Ibmec e ficamos bem maiores e mais importantes. Afinal, o Ibmec está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil.

Nesta fase virei Diretor de Recursos Humanos e Carreiras do Grupo. Fiquei lá por dez anos até me deslocar para a Boa Vista Serviços, como superintendente.

Tive um probleminha de saúde e fiquei lá por oito meses apenas, quando decidi me tornar empreendedor. Estou empreendendo desde esta fase e hoje sou sócio da Oper Group Soluções em Recursos Humanos.

No meio de tanto trabalho, fiz um MBA em RH na FIA/USP, me tornei vice-presidente da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais e Coach.

Agora, estou aqui com meus amigos da Curriculum.com.br para dividir minhas experiências e algumas histórias, sempre tentando ajudá-los a refletir sobre o mundo de Recursos Humanos e de Carreiras.

Abraços!

Este artigo foi escrito por Marcos Vono, colunista do Blog Curriculum. Psicólogo, com MBA em Recursos Humanos pela FIA – USP e coach formado pelo Instituto Ecosocial – ICF, Vono atuou como Executivo de RH do Grupo IBMEC por dez anos, liderou áreas de RH de grandes empresas, além de ter sido vice-presidente da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Nosso colunista também atua como treinador e palestrante nas áreas de Recursos Humanos, liderança e Carreiras e como professor de cursos MBA, em Instituições como FGV, Unisal, Ibmec, entre outras.

Para ler mais artigos deste colunista, clique aqui