Pesquisadores de Harvard entrevistaram 82 executivos de grandes empresas por cinco anos e encontraram algumas regrinhas básicas para conciliar carreira e vida pessoal

Boris Groysberg, professor de administração de negócios especializado em comportamento dentro de empresas, e Robin Abrahams são dois pesquisadores da Universidade de Harvard que passaram os últimos cinco anos entrevistando 82 executivos de grandes companhias. Publicados na edição de março do jornal da universidade, os resultados indicam o que esses profissionais fizeram para ter uma vida saudável, sem exagerar no trabalho, nem na diversão.

1. Defina o que é sucesso para você

Sucesso tem significados diferentes para diferentes pessoa e ele varia de acordo com o tempo. Homens, por exemplo, costumam considerar dinheiro e desenvolvimento pessoal como sinônimos de sucesso, enquanto mulheres tendem a valorizar conquistas individuais, fazer a diferença, ter paixão pelo trabalho e ser respeitadas por colegas de trabalho – principalmente homens. Os dois sexos consideram que relações frutíferas no ambiente de trabalho fazem parte do sucesso.

2. Administre a tecnologia

Tentar estar em dois lugares ao mesmo tempo nunca dá certo. Muitos dos executivos entrevistados disseram que reconhecem a importância de ora usar o celular, ora deixá-lo de canto para ter uma conversa frente a frente. Exemplo prático: há um momento em que usar o smartphone é adequado, como para passar adiante uma informação, mas o encontro presencial (sem interrupções) é insubstituível para negociações ou para construir relações.

3. Saiba quando estar acessível para os outros

“Decidir quando, onde e como estar acessível para o trabalho é um desafio recorrente, em particular para executivos com famílias”, escreveram os professores de Harvard no resultado do estudo. Alguém que está o tempo todo online também pode ser distraído justo na hora em que estava prestes a ter uma boa ideia. “Alguns processos cognitivos acontecem quando você fica longe da rotina frenética de responder e-mails”, disse um dos executivos.

4. Tenha um time para lhe dar suporte

Em casa e no trabalho, é sempre bom ter gente disposta a ajudá-lo. Seja para cuidar das crianças e cozinhar, seja para dar um conselho, ou para simplesmente ouvir. Os executivos relataram que ter pessoas para dar suporte na vida profissional e na pessoal é essencial para ter uma rotina saudável. Todo mundo tem problemas, tem parentes e pessoas próximas que adoecem, e ter este apoio ajuda a superar as dificuldades e se manter no trilho.

Fonte: GQ

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários