Para crescer na carreira, é preciso continuar em contato com as novas tecnologias

O aperfeiçoamento contínuo é uma das metas de todos os profissionais bem-sucedidos. Para crescer na carreira, é preciso continuar em contato com as novas tecnologias e explorar ainda mais o potencial de cada ferramenta, especialmente as do mundo digital. Nesse sentido, existem habilidades que devem ser desenvolvidas ou aprimoradas pelos profissionais que desejam se integrar a esse ambiente plural.

Pensando nisso, a Universia Brasil reuniu uma lista com as competências que serão mais cobradas pelo mercado até o ano 2020. Se você deseja estar preparado para essas necessidades, não deixe de ver a lista a seguir.

Capacidade de adaptação

Com a velocidade da internet, surgem novos cenários todos os dias. Nessas condições, o profissional precisa se adaptar rapidamente para saber como lidar de maneira adequada com cada situação, o que envolve também desenvoltura na solução de problemas.

Inteligência social

Compreender as necessidades de outras pessoas utilizando a empatia e interagir é fundamental para um mundo pautado pelas redes sociais e o compartilhamento de informações. Nesse ponto, devem ser trabalhadas ferramentas como a comunicação clara e direta.

Pensamento multicultural

O mundo está cada vez mais globalizado. Por isso, é importante lidar bem com diferenças sócio-culturais que podem aparecer tanto em companhias multinacionais, no trato com clientes estrangeiros ou mesmo em experiências internacionais, como intercâmbios.

Transdisciplinaridade

Uma das características da modernidade é a maneira como os conceitos e ideias são fluídos. Consequentemente, os profissionais não podem se fechar em seus processos, é preciso sempre estar atento às disciplinas afins, por exemplo, Design e Engenharia, para ter novas ideias e propor diferentes soluções.

Familiaridade com o mundo digital

Os profissionais do futuro trabalharão ainda mais conectados que atualmente, inclusive no que se caracteriza como o trabalho remoto, ou seja, fazer parte de uma equipe fora da estrutura física de uma empresa. Dessa forma, é importante saber como trabalhar em equipe mesmo à distância e se manter produtivo com o uso da internet. Por isso, saber utilizar e até mesmo desenvolver ferramentas digitais para aprimorar os processos também será uma habilidade muito requisitada no futuro.

Fonte: Universia Brasil