Candidato deve estar preparado para responder a todo tipo de pergunta. Usar roupas adequadas e demonstrar interesse pela vaga também ajudam.

Por Pâmela Kometani

Como um candidato a emprego pode causar boa impressão logo na primeira conversa? Como não parecer tímido ou confiante demais?

O Glassdoor, site de avaliação de empresas norte-americano, listou 5 dicas para ajudar na preparação para a entrevista:

 

1) Nunca subestime o poder das primeiras impressões

Bons candidatos conseguem passar uma boa impressão nos primeiros 7 segundos após se encontrarem com o recrutador. Quem se inscreve para vagas de emprego deve ficar atento à maneira como interage com as pessoas. Ao enviar um e-mail ou se encontrar com um gerente de contratação pela primeira vez, faça o possível para causar uma impressão positiva.

Para se destacar, vista-se profissionalmente, mostre real interesse pela vaga e esteja determinado a conseguir o emprego. Também é importante manter-se sério durante a entrevista e deixar os seus melhores atributos aparecerem.

 

2) Esteja preparado para tudo

Antes da conversa, prepare-se para todo tipo de pergunta. Também é preciso saber explicar seu currículo, ter um bom portfólio e já ter pesquisado sobre o empregador.

 

3) Faça perguntas inteligentes

Lembre-se de fazer perguntas inteligentes durante a entrevista. Por isso, é importante conhecer a empresa. O ideal é que as questões mostrem que você está determinado a ser um dos melhores funcionários. Quanto mais pensar em boas perguntas, mais chances terá de se destacar durante o processo seletivo.

 

4) Apresente um projeto durante a entrevista

Quem realmente deseja deixar uma boa impressão pode criar algo que vai diferenciá-lo dos outros candidatos. Uma opção é manter um projeto que tenha relação com o cargo que o candidato vai disputar. Esta é uma maneira original de mostrar as suas habilidades ao empregador e também de expressar a vontade de conseguir o cargo.

 

5) Envie uma nota de agradecimento

Quem deseja ser lembrado pode escrever uma nota ou telefonar para o gerente de contratação depois da entrevista. O gesto mostra que o candidato dispôs do seu tempo para agradecer.

A melhor forma de se destacar entre tantos outros profissionais é ressaltar o que torna o candidato único e ainda reforçar a sua determinação para conseguir o emprego. As empresas querem contratar pessoas que estejam animadas com o trabalho e mostrem verdadeiro interesse em atuar na companhia.

Fonte: G1