Nem sempre pessoas que trabalham bem querem ser promovidas. Isso significa que, se você tiver a intenção de subir de cargo, é necessário dizer isso, com todas as letras, aos seus superiores.

É isso que pregam CEOs e executivos que conversaram com a colunista da Harvard Business Review Sabina Nawaz. De acordo com ela, as pessoas que têm mais chances de subir em uma empresa são justamente aquelas que deixam bem claro que possuem essa ambição. Os chefes tendem inclusive a gostar mais de quem possui uma personalidade mais direta.

“Algumas pessoas estão contentes operando em seus níveis atuais e fazer um bom trabalho porque não querem a pressão do nível acima”, explica a especialista em carreira. “Outras podem não querer se realocar e algumas podem preferir movimentar-se de forma mais vagarosa, já que estarão mais certas de suas habilidades e da paisagem de negócios”, conclui.

Promover pessoas que não pediram por isso pode, dessa forma, ser até prejudicial para a companhia, à medida que certos funcionários excelentes desenvolvem um trabalho mais satisfatório no nível em que se encontram.

Imagem

O que impede que as pessoas falem o que querem, escreve a colunista, normalmente é a imagem negativa que outras pessoas podem ter. “A verdade é que você arriscaria essa percepção negativa se trabalhasse duro demais para vender suas qualidades a seus gestores. Mas simplesmente fazer a pergunta e depois trabalhar em apoio a ela consistentemente estimula que o foco seja em você e suas vontades pelo bem estar da companhia”, explica.

Para tal, a dica é primeiramente deixar claro aos gestores quais são seus objetivos na carreira “ao menos uma vez por ano”. Em reuniões e feedbacks, é importante deixar claras as qualidades que fariam com que você se encaixasse nos requisitos para o cargo imediatamente acima do seu.

Outro passo necessário, de acordo com a colunista, é que não apenas o seu gestor, mas gestores no mesmo nível e acima, reconheçam suas qualidades. Depois disso tudo, comunique as experiências que busca.

Fonte: MSN

Em busca de novas oportunidades de trabalho?
Milhares de vagas esperam por você.
Clique aqui e boa sorte!
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
10

Comentários

comentários