Ter equipe comprometida e capacitada é pré-requisito para o bom funcionamento da sua empresa. Por isso, a contratação de um novo membro para a equipe de trabalho deve ser bem planejada, a fim de manter o andamento das atividades e das relações interpessoais.Uma ação relativamente simples pode garantir que as contratações de novos funcionários tenham êxito: a definição das exigências de cada cargo na empresa, elaborando um perfil profissiográfico que leve em conta as demandas do cargo e as características de quem vai ocupá-lo.Para elaborar esse quadro de perfis, é necessário que o gestor tenha consciência de todas as atividades desenvolvidas, a fim de selecionar colaboradores aptos ao exercício da função com destreza e motivação.
Perfil profissiográficoEssa é uma ferramenta que auxilia o gestor a determinar as características desejáveis em um trabalhador, suas habilidades cognitivas, técnicas e comportamentais.É o dimensionamento de responsabilidades, conhecimentos, experiências, habilidades, aptidões e atitudes presentes em um indivíduo que o qualifica para o desempenho adequado de determinada função. Para tanto, é importante a realização de um trabalho que se inicia com entrevistas com os gestores, para que se possa traçar o perfil mais apto para a realização de determinada função.As habilidades cognitivas são as habilidades de raciocínio lógico e abstrato, resolução de problemas, criatividade, capacidade de compreensão, julgamento crítico e conhecimento geral.

As técnicas, determinadas juntamente com o gestor, são as habilidades em informática, língua estrangeira, operação de equipamentos e processos de trabalho.

Já as habilidades comportamentais, ou psicológicas, são aquelas que envolvem cooperação, iniciativa, empreendedorismo, motivação, responsabilidade, participação, disciplina, ética e a atitude permanente de aprender a aprender.

Definição dos perfisO perfil profissiográfico da empresa deve ser elaborado pelo gestor, em conjunto com a área de RH, como parte do planejamento estratégico, com a descrição detalhada do cargo e as exigências por ele demandadas.Para isso, o empresário deve observar algumas características essenciais, como:

  • Conhecimentos necessários e desejáveis ao bom desempenho do cargo, normalmente direcionados à formação e aos aprendizados constantes.
  • Habilidades necessárias e desejáveis ao cargo relativas à aptidão do indivíduo, à disposição inata para exercer determinada atividade.
  • Experiência: trata-se do conjunto de experiências acumuladas ao longo da carreira e que habilitam o profissional ao exercício da atividade. Um cargo de gerência, por exemplo, demanda experiência prévia no setor que será supervisionado.
  • Formação: refere-se à capacitação formal exigida para o exercício da função, define os níveis necessários de aprimoramento e especialização. Se o cargo oferecido demanda conhecimentos específicos, é essencial contratar alguém formado na área.
  • Biotipo: diz respeito às características físicas exigidas para o cargo. Algumas funções podem exigir aptidões corporais como peso e altura para serem desenvolvidas de maneira satisfatória e sem colocar em risco a segurança do trabalhador.
  • Características psicológicas: referem-se às precondições de maturidade do indivíduo, no que diz respeito à personalidade e ao comportamento exigidos para o cargo. As definições e a avaliação do perfil psicológico do candidato devem ser feitas por um psicólogo especializado.
  • Competências: capacidade colaborativa (trabalho em equipe), comprometimento, boa comunicação oral e escrita, capacidade criativa e inovadora, empreendedorismo, flexibilidade, liderança, organização, orientação para resultados, poder analítico, proatividade, visão estratégica etc.

Vantagens

A definição do perfil profissiográfico é fundamental para processos de recrutamento e seleção, pois apresenta descrição detalhada de cada cargo e função da empresa. Isso facilita a identificação de candidatos adequados à vaga, evitando despesas e transtornos com contratações que não darão certo.

Outro benefício de definir o perfil dos funcionários está relacionado à visão macro da empresa, pois possibilita gestão mais eficiente e planejada. Isso se reflete, por exemplo, na organização de capacitações voltadas ao aperfeiçoamento de determinadas áreas na empresa.

Além disso, essa definição é a base estrutural para desenvolvimento de uma política de cargos e salários. A partir da adoção dessa prática, a empresa torna-se habilitada a desenvolver programa de reconhecimento de mérito e promoções funcionais.

A elaboração do perfil profissiográfico pode ser adotada em qualquer empresa, por menor que seja, sendo, inclusive, importante ferramenta durante as fases de crescimento da organização.

Fonte: Sebrae

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários