Você já teve a sensação de estar perdendo tempo no emprego errado? Saiba que o problema pode estar na incompatibilidade entre o seu perfil e o da empresa em que você trabalha.

O “headhunter” Luiz Gustavo Mariano, sócio diretor da Flow, empresa de recrutamento de executivos, tem uma dica simples e eficaz para quem quer planejar a carreira: pense com a cabeça de um investidor.

Quando se trata de dinheiro, como você se comporta? Ter um perfil agressivo, muito competitivo, e trabalhar em uma empresa moderada, que valoriza o trabalho colaborativo, será dor de cabeça na certa. O mesmo vale para um profissional conservador que entra em uma companhia com gestão ousada.

“As pessoas escolhem a vaga e não a empresa. Deveria ser o contrário”, afirma Mariano. Para ajudar a encontrar o par perfeito, o “headhunter” dá três sugestões.

1) Busque autoconhecimento, mas não se contente apenas nas suas próprias percepções. Peça para amigos de confiança fazerem uma avaliação franca sobre suas características comportamentais. Você provavelmente ficará surpreso com o que vai ouvir.

2) Antes de escolher uma empresa, avalie o setor, como fazem os investidores. Segmentos com ciclos de investimentos mais curtos, como os de serviços e bens de consumo, valorizam pessoas com habilidade para assumir mais risco. Aqueles com ciclos alongados, entre eles bens de capital, energia e infraestrutura, tendem a preferir perfis mais moderados.

3) A sua entrevista de emprego deve ser uma via de mão dupla. Comece avaliando as características do seu entrevistador. Pergunte a ele sobre os planos da empresa no médio prazo, o perfil das pessoas que trabalham na companhia e qual foi o motivo da demissão mais recente. Em suma: aja como o mesmo cuidado de uma companhia na hora de escolher um funcionário.

“Não há certo ou errado. O que existe é a pessoa certa no lugar certo. O importante é planejar, traçar metas e definir onde você quer estar. Para isso, tem que escolher a empresa ou mercado certo para seu estilo profissional”, diz o especialista.

Fonte: Folha.com