É comum ouvir que a melhor hora para procurar um novo emprego é quando você já está empregado – e a maioria dos profissionais parece seguir esse conselho, dizendo se sentir confortável ao procurar novas vagas quando está trabalhando, de acordo com um levantamento da empresa de recrutamento para a área de contabilidade Accountemps. No caso dos profissionais mais jovens, no entanto, esse conforto pode passar da conta, com uma boa parte deles admitindo fazer suas buscas por emprego durante o expediente.

A pesquisa, com 427 profissionais americanos, mostra que 73% se sentem um tanto ou muito confortáveis procurando emprego quando já estão trabalhando. Mas é entre os mais jovens, com idade de 18 a 34 anos, que esse nível de conforto pode ser considerado um pouco exagerado – quase metade, 48%, diz que conduz buscas de emprego durante o expediente do trabalho atual. Isso inclui procurar vagas na internet, trocar e-mails ou receber ligações de recrutadores ou ainda mandar currículo para outras empresas. Já profissionais mais velhos fazem isso com menos frequência – entre aqueles com idade entre 35 e 44 anos, esse número cai para 26% e entre os com mais de 55, fica por volta dos 20%.

O presidente do conselho da Accountemps, Mass Messmer, diz que o ideal é sempre analisar suas opções internamente antes de procurar um novo emprego – e nunca usar o horário do trabalho atual para começar a nova busca. “Quando for hora de seguir em frente, procurar emprego usando recursos da empresa atual não é apenas anti-ético, mas pode aumentar as chances de o funcionário ser pego no flagra”, diz. Ele recomenda manter a procura em segredo não só para o chefe, mas para os colegas do atual emprego, bem como tomar cuidado nas redes sociais, para que nenhuma atualização que indique sua vontade de trocar de empresa chegue até os olhos do superior.

Fonte: UOL