O mercado está cada vez mais exigente com os profissionais. São necessárias diversas competências e habilidades para ingressar nas melhores empresas e ser o talento que elas esperam encontrar.
Mas por outro lado estão os profissionais, que também começam a exigir cada vez mais das empresas. Profissionais bastante qualificados e competentes têm muito valor, são muito disputados e buscam cada vez mais o melhor pacote de remuneração juntamente com alegria em trabalhar e qualidade de vida.
Para eles não basta apenas receber o salário em dia, alguns benefícios e carteira assinada. Hoje em dia estes profissionais têm levado em conta outros fatores que passaram a ser muito mais importante do que isso.
Por isso, aí vão algumas dicas para que você possa avaliar a empresa em que você pretende entrar e ver se realmente será uma boa escolha:

Valores da empresa
É muito importante que você avalie se os seus valores são condizentes com os valores da empresa. Por exemplo, se você é uma pessoa que gosta de inovar, criativa e não gosta de rotina e a empresa que você pretende entrar tem uma característica conservadora, é provável que você não se sinta confortável ao realizar o seu trabalho.

Plano de carreira
Antes de assinar o contrato, verifique com o seu futuro superior se a empresa possui um plano de carreira, se há a possibilidade de efetivação ou de promoção e em quanto tempo isso costuma ocorrer. Tenha em mente o seu principal objetivo de carreira e veja se esta empresa pode te ajudar a alcançá-lo.

Clima organizacional
Também não basta apenas a empresa ter bons valores e plano de carreira, se o clima organizacional não for bom, se houver muita competição, fofoca e colaboradores que mais atrapalham do que ajudam, todos sofrem e muitos optam por não continuar trabalhando em empresas assim.

Pacote de benefícios extras
Além dos tradicionais e básicos vale-refeição, vale-transporte e convênio médico, algumas empresas têm oferecido bem mais, como creche, convênio dental, vale-academia, auxílio alimentação (no lugar da cesta básica), convênios e parcerias com farmácias e outras instituições além de uma série de outros benefícios. Tudo isso conta na hora de escolher onde trabalhar.

Cursos e treinamentos
Investir em seus colaboradores tem sido uma prática comum nas grandes empresas, no entanto, a maioria das pequenas e médias empresas ainda não colocou em prática esse costume. Pergunte se na empresa existe a política de oferecer cursos e treinamentos para os funcionários. Isso mostra o comprometimento e a vontade da empresa de reter e formar seus talentos, o que indica grandes oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento profissional.

Não se esqueça de que não é só a empresa que está te avaliando. Você também pode e deve avaliá-la!
Boa sorte!