Como você fecha a jornada diariamente é tão importante quanto a forma como você dá início a ela

Você chega no trabalho, liga o computador e revê a sua agenda do dia. Começa a responder e-mails e a tocar sua lista de tarefas a cumprir. Mas, ao fim do dia, sempre dá aquela impressão de que não conseguiu fazer tudo o que tinha para fazer? Pois saiba que essa é uma sensação comum entre profissionais. O colunista da revista americana Inc., Kevin Daum, dá dicas de como fazer para encerrar o dia de modo a começar o seguinte de forma melhor e mais produtiva.

1. Termine seu projeto de organização. Pessoas ocupadas sempre estão tentando organizar algo ou planejando algum projeto que não conseguiram realizar. Seja limpar uma gaveta no escritório ou limpar o e-mail. O que quer que seja, procure reservar 20 minutos ao fim do seu dia para dar conta disso. Mesmo que não consiga terminar em um dia, você vai sentir que deu início ao “projeto de organização”. Quando, dentro de uma semana, tiver concluído a tarefa, se sentirá mais leve.

2. Responda a todos. Terminar o dia sem responder a todos os e-mails deixa muitos profissionais nervosos. Se esse é o seu caso, uma solução pode ser criar uma assinatura automática que diga algo como “Recebi sua mensagem. Estou um pouco ocupado, mas vou responder dentro de poucos dias”. Depois, você pode adicionar a tarefa de responder à sua lista de coisas a fazer sem culpa por aqueles que buscaram entrar em contato.

3. Faça uma limpeza cerebral. No fim do dia parece que sua cabeça vai explodir com tantas ideias, prazos e projetos? Em vez de tentar esquecer de tudo, talvez uma solução melhor seja liberar todas as ideias. Sente-se e escreva tudo que está na sua mente. Claro que nem tudo que anotar será necessariamente útil para o trabalho, mas o fato de “liberar” as ideias vai ajudá-lo a descansar. Uma outra opção é manter um diário, que pode ser alimentado todo dia antes de dormir — deixar um caderninho na cabeceira facilita esse trabalho.

4. Revise sua agenda e lista de coisas a fazer. Parece óbvio fazer isso, mas muita gente faz isso pela manhã. Experimente fazer isso ao fim da jornada de trabalho. Assim pode conseguir planejar melhor o seu dia seguinte e acabar rendendo mais. Não há nada pior do que tentar descansar e ser interrompido por aquela sensação de que está esquecendo algo.

5. Separe as suas roupas. Se você seguiu a dica número 4, saberá se tem alguma reunião importante ou não no dia seguinte. É melhor experimentar várias roupas e ter aquela crise de “não tenho nada para usar” à noite, enquanto vê televisão, do que, pela manhã, se atrasar porque não achou a gravata ou blusa que queria. Dá até para dormir mais um pouquinho deixando a roupa separada à noite.

6. Estabeleça uma hora de “desligar”. Não faz bem ficar checando e-mails e resolvendo coisas de trabalho até na cama. Determine um horário em que você vai se desconectar — preferencialmente, algumas horas antes de dormir — e procure fazer atividades relaxantes. A não ser que você seja um médico ou paramédico, poucas situações de trabalho vão exigir atenção imediata à noite.

7. Fique com você mesmo. Depois de organizar tudo para o dia seguinte, procure reservar uns 20 minutos de introspecção. Seja para meditar, rezar ou apenas ficar quieto com você mesmo. Aproveite esse tempo para rever o que o deixou chateado ao longo do dia e reflita sobre como superar o aborrecimento.

Fonte: O Globo 

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