Como você já sabe, o sistema da Curriculum funciona como uma grande vitrine profissional, onde você cadastra o seu currículo e fica visível para milhares de empresas que buscam pessoas em nosso site.

No entanto, é importante entender que para que uma empresa veja seu currículo e entre em contato com você, ele precisa estar muito bem preenchido e atualizado, pois só assim ele fará parte das buscas realizadas pelas empresas no sistema da Curriculum.

Além disso, ele precisa estar nas primeiras posições de busca, pois, em média, são vistos cerca de 20 currículos por busca. Lembre-se também que, quando seu currículo for visto, ele precisa despertar o interesse da empresa para que ela queira convocá-lo para uma entrevista.

Além disso, não se esqueça de que você está concorrendo com milhares de outros candidatos com perfis parecidos com o seu!

Por isso, chegou a hora de desvendarmos os segredos de como ganhar relevância, se destacar nas pesquisas e aproveitar ao máximo os serviços que a Curriculum oferece para você conquistar um novo emprego.

Você já deve ter ouvido muito sobre a importância de manter o seu currículo atualizado em nosso sistema. Isso se dá porque a Curriculum tem o comprometimento de oferecer às empresas bons currículos, completos, com todas as etapas preenchidas e que estejam recentemente atualizados.

Desta forma, a data de atualização, assim como o preenchimento do currículo, entra em uma fórmula (algoritmo) que ordena os currículos nos resultados das buscas da Curriculum e colocam nas primeiras posições os currículos mais bem preenchidos e mais recentemente atualizados.

Há outros fatores que também fazem parte deste algoritmo, mas eles são adquiridos de acordo com o interesse específico e pontual da empresa na hora da busca. No entanto, podemos adiantar que quanto mais informação relevante – ou seja, relacionada ao seu objetivo profissional – contiver seu currículo, mais relevância ele terá nas buscas e mais chance você terá de estar entre os primeiros da lista.

Veja alguns números que o  site da Curriculum oferece para você analisar a posição do seu currículo nas buscas:

Perceba que o site trabalha gratuitamente para todos, mas aqueles que podem investir em sua recolocação profissional, conseguem uma efetividade melhor no ranking.

Percebemos também que muitos candidatos nunca sequer viram a página de resposta que as empresas veem após uma pesquisa de currículos. Então, para que você possa compreender melhor, veja abaixo:


Aqui você está vendo exatamente a página que o selecionador vê logo após uma pesquisa. Às vezes a resposta contém centenas de currículos, ou até mesmo milhares. Quais currículos estarão nas primeiras posições ou – ainda – na primeira página?  Resposta: os mais relevantes dentro do perfil pesquisado, os mais bem preenchidos e os mais recentemente atualizados.

Sem dúvida, os que aparecerem nas primeiras posições terão muito mais chances de serem vistos e consequentemente de serem chamados. É por isso que você deve “brigar”, pelas primeiras posições no nosso sistema.

Fazendo um comparativo, vamos pensar no Google. Quando você faz uma pesquisa no Google, você se resolve com os links oferecidos na primeira página, ou vai para a segunda, para a terceira, quarta e assim por diante? Alguns até vão para a segunda página, outros vão até mais além, mas a grande maioria fica apenas na primeira página.

O mesmo acontece no sistema da Curriculum. Como vimos na tabela acima, o selecionador vê em média 23 currículos por processo seletivo. Se pensarmos que são exibidos 20 currículos por página na busca, talvez o seu objetivo seja estar na primeira página da pesquisa, no máximo na segunda, certo?

Mesmo com todas essas dicas, talvez possa estar difícil conquistar as primeiras posições do ranking de busca devido ao enorme número de concorrentes. Nesta hora, você conseguirá se destacar dos demais, desde que você invista um pouco em sua recolocação profissional e, para isso, a Curriculum desenvolveu uma ferramenta que coloca você sempre no topo e deixa seu currículo com mais destaque visual: o Destaque.

Sucesso para você!