Estudar em uma prestigiada universidade internacional está mais fácil. E mais barato. Isso porque todas as dez melhores universidades do mundo, segundo o ranking Times Higher Education, oferecem atualmente conteúdo online gratuito.

Esse material está disponível em plataformas específicas, como o  Coursera, que reúne mais de 200 disciplinas de 33 universidades dos EUA, da Europa, da Ásia e do Oriente Médio. O site edX.org agrupa disciplinas da Universidade Harvard, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), da Universidade da Califórnia em Berkeley e da Universidade do Texas.

Por meio do iTunes U, ferramenta da Apple no iTunes, é possível baixar  palestras e seminários universitários, tudo de graça.

Logo abaixo você acompanha uma lista de cursos online e gratuitos nas 10 melhores universidades do ranking Times Higher Education (2012/2013). Basta um computador e internet banda larga para aproveitar.

Caltech – Oferece 3 disciplinas, entre elas Princípios de Economia Para Cientistas – (www.coursera.org)

Universidade Stanford – Presente em quatro plataformas, reúne seus 22 cursos em um site próprio – (www.online.stanford.edu/courses)

Universidade de Oxford – Tem cerca de 2.000 arquivos, entre áudios e vídeos, disponíveis no app da Apple – (iTunes U)

Universidade Harvard – Um curso de ciêncida da computação e outro sobre pesquisa em medicina – (www.edX.org)

Universidade Princeton – Oferece nove disciplinas completas, incluindo Introdução à Sociologia – (www.coursera.org)

Universidade de Cambridge – Possui cerca de 50 palestras e seminários online, vários na área de direito. (iTunes U)

Imperial College – Oferece vídeos de sete carreiras, incluindo engeharia, matemática e administração – (iTunes U)

Universidade da Califórnia em Berkeley – Oferece quatro cursos online. Três na área de computação e um sobre robótica – (www.edX.org)

Universidade de Chicago – Oferece vários cursos nas áreas de humana. Destaque para filosofia e ciencia política – (iTunes U)

 

Fonte: Catraca Livre