Cheiro de cigarro, roupas inadequadas e mau hálito entram na lista do que incomoda e afeta desempenho dos funcionários

Perfume forte, cheiro de cigarro, maquiagem exagerada, roupas inadequadas, mau hálito e cheiro forte de suor. No ambiente de trabalho, estas podem ser situações incômodas e atrapalhar o desempenho dos funcionários, desviando a atenção e até provocando irritação de colegas.

O iG conversou com especialistas, que deram dicas para não errar no dia a dia ou mesmo em uma entrevista de emprego.

De acordo com Luci Molina, uma das autoras do livro “Guia de estilo para candidatos ao poder: e para quem já chegou lá” (Editora Senac), tudo depende do ambiente de trabalho.

Para a escritora, tudo que chama mais a atenção do que o próprio desempenho do funcionário deve ser evitado. Além disso, o subconsciente dos colegas de trabalho assimila características que trazem aversão, fazendo com que queiram se afastar.

As mulheres devem evitar maquiagem carregada, sapatos barulhentos, roupas com transparência e decotes muito ousados. Joias e maquiagens exageradas também podem passar uma impressão indesejada no ambiente profissional.

Unhas limpas, atenção com um possível problema de caspa, fugir das roupas amassadas e mal cuidadas (manchadas ou descosturadas) são sugestões que valem também para os homens, assim como o cuidado com o desodorante. Manchas de suor na roupa ou mau cheiro são problemas facilmente notados pelos colegas de trabalho.

Segundo a especialista, apenas quem está a menos de um metro pode sentir seu perfume, além de quem o abraça ou o cumprimenta. “Alguém que tem rinite, por exemplo, pode se sentir incomodado. O ideal é sempre pensar nos outros”, sugere Luci.

Afinal, você não quer se tornar referência como aquela que deixa um rastro de perfume quando anda pelo escritório. Ou então ser motivo de piada porque seu terno preto está todo marcado por camadas de caspa.

Como reagir ao incômodo

Para quem se sente incomodado, só resta a boa e velha sinceridade – com uma abordagem delicada. Se há algo que não está agradando e afeta outras pessoas, o ideal é conversar com o colega de trabalho de maneira educada e propor soluções para o problema.

Por exemplo, usar menos perfume – ou até mesmo uma fragrância mais fraca –, indicar um bom tutorial de maquiagem ou até mesmo um bom xampu para caspa. “De repente, até melhora o jeito que você enxerga a pessoa”, afirma Luci. “A elegância suprema é a boa educação”, completa.

A autora do livro propõe uma reflexão. “Você contrataria alguém que chega com sapato fazendo barulho, perfume exagerado e maquiagem muito forte, se essa pessoa vai ficar sentada do seu lado o tempo todo?”, pergunta. Para a escritora, uma imagem boa passa seriedade, até por ser a primeira impressão em uma entrevista de emprego.

5 dicas para não extrapolar os limites da etiqueta empresarial

Homens

  • Fazer e aparar a barba com frequência
  • Manter as unhas bem cortadas e limpas
  • Não exagerar no perfume
  • Tratar a caspa (para os dois)
  • Usar meias da cor do sapato ou da calça que está usando

Mulheres

  • Usar maquiagem neutra, sem exageros
  • Evitar decotes, roupas curtas e justas
  • Não exagerar no perfume
  • Evitar sapatos barulhentos
  • Não exagerar nas joias e bijuterias

Segundo Ilana Berenholc, CEO da empresa Ilana Berenholc Consultoria de Imagem, a vestimenta e o cuidado pessoal afetam a maneira como se é percebido no ambiente de trabalho. A especialista indica que é fundamental entender os códigos visuais e o grau de formalidade em cada área de atuação. “Se é algo que não está alinhado com a empresa ou área de atuação, pode gerar dúvidas quanto ao profissionalismo e competência”, conta Ilana.

Quanto aos aromas em excesso, o espaço pessoal das pessoas ao redor deve ser respeitado, para a especialista, já que cheiros fortes podem incomodar bastante, particularmente pessoas alérgicas. Uma opção de tipos de fragrâncias mais suaves são Eau de Toillete, Eau Fraiche ou Eau de Cologne. “Menos é mais, certamente”, afirma.

Para Ana Candida Machado, especialista em comunicação pela imagem e diretora da Your IDesign, a dica para as mulheres é apostar em uma maquiagem neutra e evitar cores fortes. O mesmo para estampas de roupas muito exageradas e com tonalidades muito marcantes. “Cores e estampas extravagantes podem passar uma imagem inadequada ao seu conteúdo e ao seu trabalho”, diz.

Fumantes podem incomodar

Assim como com os perfumes, em que a indicação é usar fragrâncias mais suaves , o cheiro de cigarro também pode incomodar, mesmo que o fumante vá a um local arejado. “O cheiro de cigarro fica impregnado na roupa. Assim como há pessoas que têm alergia a perfume, também há as alérgicas a esse odor”, afirma Ana Candida. Aqui, o bom senso é sempre um bom aliado. A diretora da Your IDesign indica que os fumantes diminuam a quantidade de cigarros e andem sempre com uma bala de hortelã, pois algumas pessoas se incomodam com o hálito e o cheiro da roupa.

No caso dos homens, a diretora da Your IDesign sugere fazer a barba com frequência ou cuidar bem e aparar, além de ter um cuidado extremo com as unhas e mantê-las limpas e cortadas. Mulheres com as unhas exageradamente compridas também podem desagradar.

Fonte: iG