Gerentes, diretores, gestores e especialistas estão sendo mais procurados nas áreas de vendas, TI, marketing, farmacêutica/saúde e finanças, segundo levantamento da Michael Page, líder mundial em recrutamento executivo de média e alta gerência.

Nesses setores, diz Ricardo Basaglia diretor executivo da Michael Page, a retomada já começou e ele aponta para um novo cenário de cargos e carreiras em alta.

“Quando há crise, é natural que haja cortes e diminuição no número de oportunidades, mas quando o mercado volta a contratar nunca retorna do mesmo jeito, seja porque a empresa que cortou aprendeu a ser mais eficiente seja pela evolução das suas necessidades”, diz Basaglia.

Assim, carreiras relativamente novas como marketing digital, ciência de dados e inteligência de negócios ganham força. “Por outro lado, posições antigas estão sendo extintas. Gerentes de marketing off-line têm cada vez menos espaço, por exemplo”, diz o executivo.

Se antigamente a presença no mundo digital era um diferencial, há algum tempo se tornou necessidade. “Quem não está presente no mundo digital perde competitividade”, afirma.

Em relação à diversidade de oportunidades, o setor que mais se destaca é farmacêutico e de saúde.  Fusões e aquisições recentes explicam a maior movimentação.

Mas de maneira geral, o tom das contratações é o de se preparar para encarar a demanda de mercado esperada para 2018 e 2019. Confira quais são as apostas das empresas:

Vendas 

Cargo: Head of Sales – Gerente Comercial 

Área de atuação:  empresas de tecnologia – cybersecurity

O que faz: faz o contato e cuida da relação com os principais canais de distribuição e integradores de soluções.

Perfil da vaga: é preciso ter experiência no segmento de tecnologia, vendas indiretas (por meio de canais) e com sólido relacionamento com alto escalão.

Salário: de 16 mil reais a 22 mil reais.

Percentual de aumento na demanda por esse profissional no 1º semestre: 21%

Motivo para alta em 2017: mercado em franca expansão devido à carência no Brasil desse tipo de segurança.

 

Cargo: Gerente comercial /gerente de novos negócios / business development manager.

Área de atuação: indústria química

O que faz: Buscar novas frentes de negócio e novas aplicações, principalmente nos mercados que começam a reagir positivamente à crise ou que não sofreram impacto como farmacêutico/cosméticos, agronegócio, embalagens e etc.

Perfil da vaga: Atuação consultiva, background técnico essencial e foco em desenvolvimento de mercado.

Salário: de 12 mil reais a 18 mil reais

Percentual de aumento na demanda no 1º semestre: 20% 

Motivo para alta em 2017: retomada da indústria e investimento das empresas nas áreas de negócios/frente comercial. 

Marketing

Cargo: Gerente de marketing de performance

Área de atuação:  empresas de tecnologia e de serviços em geral

O que faz: análise de viabilidade dos canais de comunicação da empresa, atuando com ferramentas de marketing digital.

Perfil da vaga: Experiência em SEM (Seach Engine Marketing) e todas as variáveis digitais.

Salário: de 14 mil reais a 18 mil reais

Percentual de aumento na demanda no 1º semestre: 19%

Motivo para alta em 2017: Mercado de digital cresce com abandono do modelo tradicional de marketing. 

TI 

Cargo:  Head (líder) de inteligência de negócios (BI- business intelligence) e Big Data.

O que faz: gestão e análise de dados para trazer eficiência e rentabilidade, e também obter insights que contribuam com a expansão dos negócios.

Perfil:  para essa posição que é relativamente nova no mercado, as empresas priorizam candidatos com experiência em liderança de projetos de BI e Big Data.

Salário: de 20 mil reais a 30 mil reais.

Percentual de aumento na demanda no 1º semestre: a posição é nova na Michael Page

Motivo para alta em 2017: são profissionais imprescindíveis para a competitividade das empresas, e já são requisitados antes de tomadas de decisão, sobretudo para trazer informações qualitativas, métricas, indicadores e as variáveis de risco ao negócio. 

 

Cargo: Cientista de dados

O que faz: “garimpa”, analisa e percebe tendências em dados para trazer soluções para problemas da empresa e insights para o negócio.

Perfil: formação em grande parte ligada à área de exatas: matemática, ciências da computação, análise de sistemas, estatística, física.

Salário: de 12 mil reais a 15 mil reais

Percentual de aumento na demanda no 1º semestre: a posição é nova na Michael Page

Motivo em alta 2017: empresas estão desenvolvendo suas áreas de inteligência de mercado, CRM (customer relationship marketing) / DBM (Database Marketing), análise de dados estruturados e não estruturados. Área digital está se consolidando e tecnologia já está diretamente presente no negócio das empresas.  

Farmacêutico/ Saúde 

Cargo: gerente comercial – promoção à saúde

Área de atuação:  empresas de saúde e serviços

O que faz: faz o contato com empresas para promoção a saúde de seus funcionários, com foco em redução de sinistro e absenteísmo. 

Perfil da vaga: Conhecimento sobre projetos de promoção de saúde e gerenciamento de pacientes crônicos, importante ter experiência em análise de risco, formação técnica em saúde é solicitada.

Salário: de 12 mil reais a 25 mil reais.

Percentual de aumento na demanda no 1º semestre: 20%

Motivo para alta em 2017: Mercado de saúde está em fase de profissionalização. Há entrada de investimento no setor, fundos de investimentos estão se interessando cada vez mais pelo segmento, e a abertura de capital (para investimento ou venda) possibilita estas mudanças. A busca de qualidade de vida e redução de custos corporativos são fatores importantes na tomada de decisão.

 

Cargo: Diretor/ gerente geral – Hospital /Clínicas

Área de atuação: saúde

O que faz: gestão geral da unidade de negócios (hospital ou clínicas). Faz desde prospecção de novos clientes posicionamento no mercado até a gestão da operação (revisão de processos assistenciais, segurança do paciente, qualidade de atendimento, certificação e acreditação). Também é responsável pela parte estratégica do negócio (expansão, perfil de mercado, novos negócios).

Perfil da vaga:  é preciso ter conhecimento sobre o mercado de serviços em saúde em geral, especialização em administração hospitalar. Formação técnica em saúde tem sido considerada um diferencial. Capacidade analítica e foco em processos são características importantes.

Salário: de 17 mil reais a 28 mil reais

Percentual de aumento na demanda no 1º semestre: 30%

Motivo para alta em 2017: Oxigenação pós crise e melhoria de qualidade, são os principais motivos. O aumento da profissionalização no setor e da redução de custos no mercado possibilitou aumento de concorrência. O cliente está mais exigente em relação a qualidade.

 

Cargo: Gerente de acesso

Área de atuação:  indústria farmacêutica e empresas de dispositivos médicos.

O que faz: seu objetivo é minimizar barreiras de acesso dos pacientes de instituições públicas e privadas a produtos da empresa. Faz padronização e vendas de produtos no mercado hospitalar e incorporação de produtos estratégicos nas operadoras de saúde.

Perfil da vaga: é preciso ter conhecimento técnico sobre os produtos, domínio de políticas públicas e privadas. Ter um perfil com boa habilidade de relacionamento é fundamental

Salário: de 18 mil reais a 28 mil reais

Percentual de aumento na demanda no 1º semestre: 17%

Motivo para alta em 2017: Interesse das indústrias de penetração e estabelecimento no mercado (tanto o público como também o privado).

Cargo: MSL (Medical Science Liaison).

Área de atuação:  indústria farmacêutica e de dispositivos médicos, geralmente multinacionais.

O que faz: Mapeia e dá suporte aos médicos líderes de opinião. Promove o conhecimento científico faz a ponte entre médicos e a indústria. Desenvolve e ministra treinamentos internos e externos. Também dá apoio para a área vendas.

Perfil da vaga: formação na área da saúde e com conhecimento científico. É um profissional que transita entre o mercado corporativo e o acadêmico. 

Salário: de 12 mil reais a 15,5 mil reais

Percentual de aumento na demanda no 1º semestre: 25%

Motivo para alta em 2017:  é um profissional que tem uma participação grande no desenvolvimento e introdução de novos produtos ao mercado.   

Serviços Financeiros 

Cargo: Gestor de marketing digital

Área de atuação:  empresas de serviços financeiros

O que faz: elabora, executa, acompanha e apura resultados de plano geral de marketing para plataformas digitais, como internet e mobile.

Perfil da vaga: Conhecimento sobre técnicas de marketing digital o que inclui mecanismos de buscas, redes sociais, campanhas e branding em plataformas digitais.

Salário: de 10 mil reais a 15 mil reais

Percentual de aumento no semestre: 50%

Motivo para alta em 2017: Mercado de serviços financeiros está se “digitalizando”, o que justifica o crescimento das “fintechs”. O consumidor já está mais habituado com as ferramentas de tecnologia e com uma experiência de consumo mais inovadora.

Fonte: EXAME.com