Pequenas empresas oferecem oportunidades de aprendizado para os profissionais, já que todos têm plena noção do processo de trabalho.

Embora a maioria dos profissionais sonhe em trabalhar em empresas consideradas referências no mercado, as startups são oportunidades interessantes para conseguir um emprego, afinal a construção de um negócio completamente novo pressupõe um aprendizado constante por causa das dificuldades cotidianas dos empreendedores e de sua equipe. No entanto, é importante ressaltar que, ao integrar o staff destas companhias, as atividades que você executará serão distintas, assim como a cultura e a relação entre funcionários. Entenda quais são estas diferenças a seguir:

1 – Você não exercerá apenas uma função na empresa

Como é um negócio criado há pouco tempo, geralmente a empresa não tem muito capital para contratar vários funcionários, de modo que as chances de você assumir mais de uma responsabilidade na empresa são grandes. Tendo em vista que, muitas vezes, estas tarefas sairão da sua zona de conforto, um emprego numa startup é praticamente uma garantia de desenvolvimento profissional. O estresse poderá ser um empecilho, mas aprender a lidar com ele e os diferentes desafios certamente te dará uma nova percepção sobre o mercado no qual você atua.

2 – O trabalho envolverá toda a equipe

Nas grandes companhias, trabalho em equipe implica em cada área ser responsável por determinadas atividades, construindo apenas alguns projetos em conjunto. Contudo, a realidade nas startups é outra. Como você é responsável por várias etapas de um processo, você terá uma noção completa das operações das empresas e, por isso, será capaz de auxiliar qualquer colega durante a execução de alguma tarefa. Ou seja, você poderá ser acionado tanto para dar uma opinião sobre a nova embalagem que está sendo projetada quanto para fazer café, independentemente do seu cargo ou do seu salário. E seus colegas farão o mesmo por você, sobretudo quando os prazos começarem a apertar.

3 – A pressão será sua colega de trabalho

Transformar um pequeno negócio em uma empresa bem-sucedida é uma tarefa e tanto, já que exige muito trabalho e coloca sobre a equipe uma espécie de cobrança para atingir as metas abrangentes da companhia. Caso você não saiba lidar com situações de estresse, pondere antes de enviar seu currículo se você será capaz de conviver com grandes objetivos. Este aspecto pode parecer, a princípio uma razão para não considerar oportunidades deste tipo, mas não se esqueça de que você não estará sozinho. Com o apoio dos seus colegas, é possível relativizar esta situação e, assim, assistir seu trabalho contribuindo para o desenvolvimento da empresa.

Fonte: Universia