Bons profissionais estão sempre buscando melhorar seu desempenho e manter sua produtividade no mais alto nível possível, buscando racionalmente por resultados positivos para sua carreira. E não é para menos: com o mercado atual cada vez mais competitivo, se você conseguir destacar suas qualificações e habilidades, a chance de chegar mais longe na escada profissional pode acontecer de maneira mais rápida.

Experiência, estudos, conhecimentos técnicos, pós-graduação, doutorado e MBA são recursos importantes. No entanto, um profissional pode se empenhar em outras atividades que podem ajudar muito a sua performance no trabalho.

Veja algumas dicas que podem ser praticadas e espere os melhores resultados para sua empresa ou aquela tão sonhada promoção.

Organização e foco para alcançar metas e objetivos

Organização no local de trabalho é fundamental para que não haja atrasos e para que não se perca tempo procurando aquele contrato ou mesmo a caixinha de clips. Isso serve tanto para sua mesa e sua gaveta, quanto para a área de trabalho do seu computador. Se você deixar tudo no seu devido lugar, organizar pastas e datas vai evitar muito estresse desnecessário e tudo fluirá melhor, sem perda de tempo.

Se você tem um projeto ou relatório com prazo de entrega, procure se concentrar exclusivamente naquilo que está fazendo. Tente colocar o celular no modo silencioso, feche a caixa de e-mails, nem pense em entrar nas redes sociais e concentre-se em seu objetivo. Se achar necessário deixe um recado com sua secretária ou assistente, ou mesmo com algum amigo para ser interrompido somente por um assunto que não possa esperar. Logo vai perceber que o seu rendimento aumentará se não tiver outra coisa que roube a sua atenção.

A importância de ter um hobby e se dedicar a atividades diferentes

Nas suas horas de folga, que tal escolher como hobby um esporte da mente? Aprender a matemática do poker, por exemplo, pode te ajudar a tomar decisões certeiras na empresa, dado que o poker nada mais é do que um jogo de tomada rápida de decisões. Quanto mais você pratica, melhor fica nessa virtude. Além disso, este jogo de cartas exige muita habilidade e concentração, mudando totalmente a forma de encarar determinadas situações no trabalho.

Outro esporte da mente que deixa o cérebro em forma é o xadrez. Está provado que o xadrez melhora o QI (quociente de inteligência) e a concentração, desenvolve a criatividade, estimula o aprendizado e a memória. Um diretor de empresa que pratica esses jogos está preparado para conhecer seus colaboradores e clientes, trabalhar em equipe, analisar o comportamento e a dinâmica do seu grupo.

Ainda, outra dica é participar de alguma ação social ou voluntariado. Neste tipo de ação você vai conhecer princípios como cooperação e trabalho em equipe, além de interagir com um grupo de pessoas que têm o mesmo fim. Essas bases também são fundamentais para serem aplicadas no ambiente corporativo.

Cuidando do corpo e da mente

Aqui, três dicas indiretas: elas vão ajudar você a ser produtivo mesmo não sendo realizadas no ambiente de trabalho.

Tire férias e viaje. Não dispense um dos maiores prazeres da vida que é conhecer um lugar novo e mergulhar em outras culturas. Mas não pense nisso somente como forma de relaxamento e diversão. Aproveite para aprimorar a comunicação, estudar a cultura, conhecer e apreciar o que é diferente. Ter contato com algo fora da rotina pode ser de grande valor. Você poderá agregar criatividade ao seu trabalho, desenvolver tolerância, respeito, saber lidar com as adversidades e muitos outros benefícios.

Pratique meditação ou um exercício como o Ioga
. A rotina corporativa é bastante tensa. Os profissionais são pressionados por prazos, metas a serem cumpridas, exigências e tudo mais que deixa o dia a dia extenuante. Meditar ou praticar exercícios é uma forma de adquirir controle emocional, driblar a ansiedade, deixar a mente tranquila e ter mais calma para desempenhar sua função com pensamentos positivos, chegando ao objetivo de forma eficiente e sem prejudicar a sua saúde e a dos que o cercam.

Alimente-se corretamente. Existem nutrientes importantes em determinados alimentos que são importantes para quem precisa manter a concentração e a disposição. Procure não pular refeições, inclusive o café da manhã. Se você não quer ficar sonolento após o almoço, pode escolher refeições à base de massas ou grãos integrais. Estes pratos contêm carboidratos e glicose que dão energia e concentração. Os peixes também são ótimas escolhas do cardápio, pois possuem ômega 3, substância importante para as atividades cerebrais. O café e o chocolate, ingeridos de forma moderada, são ótimos aliados no combate à fadiga mental.

Fonte: Administradores

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários