Você acredita ser um workaholic e quer mudar essa característica sua? Veja dicas para diminuir o seu vício em trabalho e ter uma vida mais saudável

Os workaholics são pessoas viciadas em trabalho, ou seja, elas acreditam que não trabalham o suficiente. Fazem horas extras, trabalham de fim de semana, etc. Porém, essa característica nem sempre é positiva, já que pode trazer problemas para a vida pessoal e a saúde do funcionário.

Para mudar esse tipo de pensamento, os workaholics devem cultivar novos hábitos. O primeiro passo para que isso seja possível é ter pausas no trabalho. Coloque no seu celular um despertador para que você não se esqueça de fazer o seu horário de almoço e a cada duas horas trabalhadas, no máximo, fique 15 minutos descansado. Faça um esforço para respeitar essas pausas e as aproveite para descansar.

Se isso for muito difícil para você é possível utilizar outra estratégia para diminuir o seu vício. Um dos possíveis motivos para você fazer muitas horas extras, por exemplo, é que o seu trabalho não rende. Se esse for o seu caso, comece a repensar as suas atitudes durante o expediente. Você passa muito tempo conversando com os colegas? Você não costuma se preocupar com metas? É importante que você reconheça o seu problema e veja se existe uma solução para ele. Dessa forma, será possível aproveitar muito mais o seu horário de trabalho.

Agora, se o seu principal problema é levar trabalho para casa ou trabalhar nos fins de semana, existe uma solução para isso: tranque a sua gaveta. No fim do seu expediente, coloque todos os documentos importantes dentro da sua gaveta e a tranque. Esse gesto é simbólico, mas seu cérebro o interpretará como se você devesse separar a sua vida pessoal da profissional. Colocando o pé fora da empresa, suas tarefas profissionais estão suspensas (pelo menos até o dia seguinte).

A saúde também pode ser diretamente prejudicada pelo vício no trabalho. Ficar muito tempo sentado na frente de um computador pode piorar a vista, a postura e a até mesmo causar uma tendinite. Evite ficar horas sentado – tenha o hábito de levantar para buscar água no bebedouro, por exemplo. Faça exercícios de alongamento e tente se espreguiçar algumas vezes por dia.

Com essas dicas, os workaholics conseguirão se desligar do trabalho e aproveitarem melhor as suas horas de descanso. Cultive esses hábitos e a sua vida será mais equilibrada. Boa sorte!

Fonte: Universia Brasil

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários