Qual o principal hábito para manter a produtividade?

O site da publicação Fast Company entrevistou uma variedade de bem sucedidos para descobrir de que forma eles se programam para tirar o máximo de cada dia. Um senador, um chef, um DJ e alguns CEOs compartilham suas rotinas e costumes voltados para produtividade. O Administradores.com selecionou os melhores conselhos e os pontos mais importantes para cada uma dessas personalidades do mundo dos negócios. Inspire-se!

1. “Saber dividir seu tempo”

Thomas Wesley Pentz é um DJ internacionalmente famoso pelo nome Diplo, que lota clubes em Las Vegas, bem como os aproximadamente 300 shows que faz por ano. Além disso (e muitas outras atividades), ele tem uma produtora, e já trabalhou com artistas como Beyoncé, Madonna e Usher.

O DJ compartilha que seus momentos mais produtivos artisticamente acontecem geralmente em hotéis, na estrada ou em aviões, quando está longe da família. Segundo ele, nesses momentos não se sente egoísta por estar trabalhando e não tem distrações, por isso é mais fácil manter o foco na música. Em casa, ele fica tentado a passar tempo com a família, ainda que precise trabalhar. Como viaja muito, Diplo considera essencial que exista um equilíbrio na forma como ele gerencia seu tempo. Se ele vai passar três semanas fora, sem ver o filho, faz com que a semana que ele está em casa seja completamente dedicada a ele, por exemplo. O segredo é dividir bem o tempo.

2. “Saber o que precisa ser feito”

Kirsten Gillibrand é senadora dos Estados Unidos pelo estado de Nova Iorque. Por causa do cargo político, sua agenda é cheia, mas de uma coisa ela não abre mão: buscar os filhos na escola, entre as dezessete e dezoito horas. Seus horários giram em torno desse compromisso diário. “Eu sei o que precisa ser feito, e então decido o que eu quero fazer”, diz, sobre estabelecer prioridades e escolher critérios para organizar sua rotina diária.

Com relação ao seu momento mais produtivo, Gillibrand afirma que quando está tentando resolver um problema legislativo, geralmente chega a uma solução tarde da noite, quando está na cama e a casa está silenciosa. Outro fator que ela aponta como segredo para a produtividade e satisfação em geral, é a prática de atividades físicas. Ela joga squash com outros membros do senado durante a semana, por exemplo. Manter a positividade e projeções de sucesso também são costumes da senadora para estimular a produtividade.

3. “Se você não tiver uma vida, sobre o que vai falar?”

O apresentador e co-criador do programa Snap Judgment, do canal NPR, Glynn Washington, afirma que muitas vezes vai dormir com uma questão na mente, algo em que estava trabalhando, mas não conseguia resolver. Geralmente, ao acordar, ele liga o computador e começa a escrever. A noite de sono muitas vezes traz a resposta. Essa é uma de suas dicas para a produtividade: não se exaurir até encontrar soluções, mas pensar sobre, se afastar do problema e aguardar o insight vir naturalmente, em momentos inesperados. Para ele, acontece muito de manhã.

Em termos de concentração, Washington diz que precisa de silêncio para escrever roteiros para o programa, por isso um bom par de fones de ouvido que isole o ruído ambiente é um acessório que está sempre à mão. O apresentador diz ainda que ouve muitos áudio livros – eles o ajudam a se manter focado em trabalhos domésticos ou quando ele precisa analisar planilhas e fazer contabilidade.

O maior conselho de Washington é ir a algum lugar, fazer alguma coisa. “Se você não tem uma vida, como você contará uma história sobre uma?”, compartilha.

4. “Ouça os clientes e funcionários e faça o que eles dizem”

John Legere é CEO da empresa de telecomunicações americana T-Mobile. Ele conta que passa o dia inteiro conversando com pessoas, é uma escolha, um compromisso. Legere dá seu e-mail a clientes e a todos os funcionários da empresa. Reclamações muito graves, por exemplo, são enviadas direto para sua caixa de entrada. Clientes e funcionários ficam surpresos quando são respondidos por ele.

Sua principal dica para produzir e se manter crescendo é prestar atenção ao cliente. Ele escuta as ligações de clientes, e muitas vezes a última coisa que faz à noite é responder alguma delas, resolvendo situações pendentes. Para ele o segredo é simples: ouvir clientes e funcionários, se calar e fazer o que eles estão dizendo.

5. “Fazer listas”

Bobby Flay, chef, dono de restaurante, e estrela do programa Beat Bobby Flay, do canal americano Food Network, conta que sua forma de manter a produtividade é através de listas. Para ele existe um senso de satisfação em riscar tarefas já completadas. Quer seja uma lista de compras para um jantar ou ideias de menus para seus restaurantes, Flay não abre mão de ter sempre acessível um bloco de notas físico. Sem as listas ele diz não conseguir realizar o que pretende. A motivação estar em riscar o que ele se propôs a fazer, e terminar o que começou, traço que considera como seu melhor hábito.

Fonte: Administradores