No post anterior falei sobre a importância de manter o seu currículo atualizado para que ele apareça sempre nos primeiros resultados de busca. Agora apresentarei uma nova estratégia para que suas chances aumentem ainda mais. E o melhor: ela é gratuita e só depende de você!

Você já deve ter ouvido falar em estratégias de SEO, mas se ainda não conhece, com certeza vai começar a aprender mais sobre isso. O SEO – do inglês Search Engine Optimizaition – consiste em estratégias para a otimização de sites na web. Essas estratégias são feitas através de palavras chaves e mecanismos de formatação do site para que ele apareça nas primeiras posições de buscas.

Seguindo essa tendência tecnológica, nós da Curriculum criamos o CSO – Curriculum Search Optimization, que são estratégias para que você deixe o seu currículo mais relevante para as pesquisas feitas pelas empresas em nosso sistema.

Para que você entenda melhor, vamos comparar o sistema de busca de currículos da Curriculum com o maior provedor de buscas da internet: o Google.

As buscas do Google são feitas através de um sistema que exibe os links por relevância, de acordo com as palavras chaves que são pesquisadas. Para que um site apareça nas primeiras posições de busca, a empresa precisa seguir as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que aumentam a relevância do site e não tem custo algum. (Se você quiser entender melhor esse sistema, acesse http://www.marketingdebusca.com.br/seo).

Nas buscas por currículos na Curriculum.com.br a ideia é a mesma. Os currículos com maior relevância são os primeiros da lista de busca. O CSO possui vários critérios para ordenar os currículos na lista que compõem os resultados de uma busca e para que ele esteja bem colocado, além de estar completo, é necessário que tenha sido recentemente atualizado e que seja relevante de acordo com as necessidades do selecionador.

Por exemplo, se você procura um emprego na área administrativa, o seu currículo deve conter o máximo de informações possíveis sobre as suas experiências nessa área, cursos que você realizou e, principalmente, você deve elencar o máximo de objetivos profissionais relacionados a essa área. Desta forma, quando uma empresa for buscar candidatos para uma vaga na área administrativa, suas chances de passar pelos filtros de busca que ela selecionou serão muito maiores, pois você estará dentro do perfil que ela procura.

Algumas dicas de CSO:

  • Atualize periodicamente o seu currículo. Se não tiver nada para ser alterado, apenas informe que ele está com tudo em dia: para isto você não precisa alterar nenhuma informação, basta fazer o login no site, ir até Currículo/Modelos/Modelo Padrão e clicar no link “atualizar data”, que fica na coluna à esquerda da página, mostrando quando foi a sua última atualização.
  • Complete totalmente o preenchimento do seu currículo. Mesmo em campos como “Deficiência”, por exemplo. Neste caso, se não tiver nenhuma deficiência, vá até o campo e selecione que não tem deficiência. Desta forma o sistema compreenderá que este passo está preenchido.
  • Coloque cargos similares em seus objetivos profissionais. Por exemplo, se você for uma Secretária Executiva bilíngüe, coloque também Secretária Executiva e Secretária Bilíngue. Nunca se sabe por que termo o RH irá procurar.
  • Coloque todas suas experiências profissionais. Muitas vezes esse campo é selecionado nas buscas e o selecionador quer alguém que já tenha trabalhado no cargo. Se você suprimiu esta informação do seu currículo, poderá ficar fora desta pesquisa.
  • Coloque suas qualificações. Tem sido cada vez mais normal as empresas buscarem candidatos colocando o que desejam no campo qualificações. Da mesma forma, se você não explicitou suas qualificações, seu currículo poderá ficar fora do resultado da pesquisa.
  • Coloque todos os seus cursos. Da mesma forma, os selecionadores buscam pessoas que possuem cursos na área em que atuam. Por isso é importante que você relacione os cursos que você já fez. Assim, você terá muito mais chances de aparecer nas pesquisas.

Lembre-se: diferentemente do currículo em papel, o currículo online é lido com ajuda de um sistema, portanto, não há problema algum em ele ficar extenso. O importante é que ele tenha todas as informações necessárias para o selecionador. Isso ajudará você a aparecer mais nos resultados das pesquisas.

Agora que você já sabe as dicas de CSO da Curriculum, dedique um tempo do seu dia para preencher o seu currículo de forma que ele fique cada vez mais relevante para o selecionador e aumente as possibilidades de seu currículo aparecer quando ele fizer uma pesquisa de candidatos no seu perfil.

Boa sorte!

😉