Saiba como o ambiente da empresa deve ser para que funcionários e gestores sintam-se estimulados a produzir mais

Produtividade é uma questão que preocupa tanto funcionários quanto gestores. Como uma tentativa de melhorar o desempenho da equipe é comum que se analise o tempo que cada profissional leva para executar suas tarefas diárias, porque assim seria possível perceber o ritmo de trabalho e, consequentemente, a produção de cada um. No entanto, correr contra o relógio não é a solução para se produzir mais e melhor. Na verdade, há alguns detalhes que fazem toda diferença a diferença no desempenho de uma equipe. Conheça quais são elas a seguir:

1 – Confiança

Mais do que regras que ditam como e quando os funcionários devem realizar suas tarefas, é preciso que os membros da equipe consigam confiar um nos outros. Afinal, para que os prazos sejam respeitados e os projetos executados, todos devem ter consciência de quais são os objetivos comuns a todos e acreditar que juntos estão buscando o melhor para a empresa.

2 – Lado humano

A pressão de produzir mais em menos tempo faz com que gestores e funcionários deixem de pensar no lado humano da empresa, isto é, considerar que um cérebro cansado tem um desempenho inferior e lembrar que ter ideias não depende da vontade de cada um. O tempo, portanto, não necessariamente dará conta dessa esfera do trabalho. A atuação de cada profissional deve ser observada não apenas pela execução de acordo com o cronograma, mas também considerando a natureza humana da produção.

3 – Processo

Cada tarefa no trabalho envolve um processo em que é necessário o uso da criatividade, capacidade esta inibida quando o profissional está sob pressão. Por isso, grandes empresas têm tomado medidas para que seus funcionários não gastem horas improdutivas no escritório, pensando incessantemente sobre o que fazer, mas sem encontrar soluções. Na verdade, elas têm adotado sistemas de trabalho nos quais valorizam os intervalos e atividades relaxantes por se tratarem maneiras para que seus funcionários recuperem o foco e a tranquilidade. Portanto, ficar sentando em frente ao computador não vale de nada se não houver um estímulo criativo para guiar este profissional.

Fonte: Universia Brasil