Você acabou de começar um estágio e quer que tudo dê certo? Confira os erros mais comuns dos estagiários e descubra como evitá-los

Uma experiência importante na vida de um universitário é o estágio. Nele, o jovem poderá aprender as habilidades necessárias para o mundo profissional, além de desenvolver capacidades importantes para a sua carreira. Porém, existem alguns erros que podem fazer com que essa chance vá por água abaixo.

Uma das atitudes que pode mais irritar os gestores e destruir a imagem de um estagiário é reclamar de tudo. Não reclame se eles passarem um trabalho chato ou repetitivo: tente aproveitar todas as tarefas para aprender algo com elas. Se você acredita que realmente esses trabalhos não estão acrescentando em nada, veja se realmente vale a pena continuar nesse estágio. De qualquer forma, evite fazer muitas reclamações.

Outra coisa que pode ser tão ruim quanto (ou até pior) do que reclamar das tarefas é simplesmente não fazê-las. O estágio é um treinamento para a sua vida profissional, por isso você deve se tornar uma pessoa responsável. Se a sua memória for ruim e você sentir dificuldade para lembrar-se de todas as suas tarefas, tenha um bloco de anotações para listar todas as suas pendências do dia. Caso não tenha dado tempo de terminar alguma coisa, avise isso ao seu chefe por e-mail, por exemplo. Mas jamais deixe de fazer uma tarefa e não dar explicação do motivo para isso ter acontecido.

Além disso, não tomar a iniciativa e esperar que as coisas boas caiam no seu colo sem se esforçar para que isso aconteça é uma atitude negativa para estagiários. Boas oportunidades raramente surgem sem motivo: você precisa correr atrás delas. Por isso, fique atento às situações ao seu redor e veja quais podem trazer algo de positivo para você e seu trabalho. Ter essa percepção é importante tanto para estagiários quanto para profissionais, por isso, aproveite o seu estágio para desenvolver essa habilidade.

Fazer perguntas desnecessárias também pode ser um “queima-filme”. Antes de perguntar alguma coisa, veja se não é possível descobrir a resposta sozinho. Faça uma pesquisa e tente lembrar-se das coisas que não foram ensinadas. Caso você realmente não saiba, pergunte ao seu chefe e anote a resposta. Dessa forma, você evita precisar fazer essa pergunta novamente.

Outra maneira de prejudicar seriamente o seu estágio é não separar a vida pessoal da profissional. As críticas e broncas que você levar do seu chefe não devem ser encaradas como uma ofensa pessoal. Você deve evitar que problemas em casa atrapalhem o seu desempenho. Se você muito sério tiver acontecido, a melhor coisa a ser feita é ter uma conversa sincera com o seu gestor e explicar que isso está influenciando o seu trabalho. Isso demonstra uma atitude adulta e profissional, que é exatamente o que o seu chefe espera de você.

Existem outras coisas que também podem fazer um estagiário passar uma imagem ruim para o gestor e os outros funcionários, que são: vestir-se de maneira inapropriada, não desgrudar do celular, pedir para sair mais cedo constantemente e utilizar as redes sociais o dia inteiro.

Evite ter as atitudes erradas e o seu estágio será uma grande experiência para o seu currículo e a sua formação universitária.

Fonte: Universia Brasil

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários