Você foi demitido e não sabe o que fazer para se sentir menos triste? Conheça os 5 passos para superar uma demissão

Ser demitido raramente é um momento de felicidade: muitos profissionais se sentem como se tivessem fracassado e tiverem desperdiçado seu tempo e esforço para ser dispensado no fim. Apesar de ser normal se sentir triste por causa disso, a pessoa não pode deixar esse sentimento dominá-la. Confira quais são os 5 passos para superar uma demissão:

1 – Aprenda com os erros

Aproveite esse momento difícil para descobrir quais foram as suas falhas e como é possível corrigi-las. Se você não tem certeza de quais foram os motivos para ser dispensado, peça por um feedback mais concreto do seu chefe e descubra quais conselhos ele pode dar a você.

2 – Reveja o seu perfil

Muitas vezes, o problema principal para você ter sido demitido é que as suas qualidades e maneira de trabalhar não se encaixam com o modelo da empresa. Faça uma autoanálise e descubra se esse foi o seu caso. Se sim, fique atento a isso na sua próxima busca por emprego: só mande o seu currículo para empresas que ofereçam desafios que estejam relacionados à sua perspectiva profissional.

3 – Não tenha medo

Às vezes, a demissão é algo tão traumatizante que pode deixar a pessoa paralisada pelo medo de tentar novamente. Porém, o medo é o que impedirá você de voltar para o mercado de trabalho e ter novas experiências. Aproveite essa fase para superar esse desafio e comece do zero mais uma vez.

4 – Não diminua seus critérios

Mesmo que você tenha várias dívidas para pagar e precise urgentemente voltar ao mercado de trabalho, não aceite cargos que sejam muito abaixo do seu. Além de ser ruim para o seu currículo, esse tipo de emprego dificilmente trará algo de positivo para a sua carreira e fará com que você regrida. Candidate-se somente para vagas que sejam do seu nível, ou então um cargo abaixo.

5 – Tente ver o lado positivo

Pense que a demissão é uma chance de começar em um lugar totalmente novo e criar uma imagem profissional melhor em uma empresa onde as pessoas não o conhecem. Aproveite a oportunidade para descobrir que tipo de profissional você deseja ser e volte para o mercado de trabalho com isso em mente.

Fonte: Universia Brasil