A definição de sucesso profissional é relativa para cada pessoa e pode variar inclusive em cada momento da carreira. Tudo dependerá do sentindo que você atribui para as várias possibilidades de sucesso.

Alcançar prestígio hierarquicamente na empresa, receber um bom salário, adquirir bens materiais como fruto do seu trabalho ou ainda acumular longos anos de contribuição na mesma empresa? Todos são exemplos de sucesso profissional dependendo apenas do ponto de vista.

Caso você tenha algo que deseja alcançar, suas atitudes precisarão guia-lo para este objetivo, acredite, existem possibilidade de agir para potencializar a chegada das oportunidades ao ponto de surgirem naturalmente.

Tenha Metas Claras

As metas são o ponto de partida! Se você não souber aonde quer chegar como poderá desejar sucesso profissional? Com grande frequência profissionais não estabelecem metas e ficam no mercado de trabalho como um navio sem destino, nesta situação qualquer lugar serve.

Saiba onde quer chegar em curto, médio e longo prazo. Seus objetivos poderão mudar ao longo do tempo ou sofrer leves alterações, porém serão sua inspiração para definir ações. Veja algumas perguntas que podem te ajudar:

  • Você já definiu qual área de atuação que mais gosta?
  • Qual a profissão de seus sonhos?
  • Como você se imagina daqui a 5, 10 e 30 anos?
  • De que forma o que tem feito atualmente contribuirá para o seu futuro?

Se pergunte a respeito de seus objetivos para criar um cenário desejado no futuro.

Desenvolva sua rede de relacionamentos – Networking

Um conceito que promete ampliar em diversas formas suas possibilidades de evoluir profissionalmente. O  representa uma rede de contatos / relacionamentos. A boa notícia é que você já possui a sua, ela é composta das pessoas que você conhece em seus ciclos de convívio pessoal e profissional.

Desenvolver seu  refere-se a considerar as pessoas que você já possui em sua rede de contatos como possibilidades de novas portas se abrirem e sempre que tiver oportunidade de conhecer e interagir com pessoas novas, você poderá de forma natural criar uma leve ponte de contato e ampliar suas relações.

Outro ponto importante é conduzir sua rede de relacionamentos para o sentido em que deseja, se seu interesse é a área de educação, por exemplo, busque conhecer e contribuir para os grupos formados na área. 

Capacitação Contínua

Como já citamos em outro momento por aqui, a capacitação profissional caminha juntamente com o desenvolvimento profissional, cada área de atuação exigirá um conhecimento específico. De tal forma que de acordo com o nível de capacitação que você possui estarão no mesmo nível as vagas de emprego que você poderá se candidatar e concorrer.

Se o seu sucesso profissional está ligado à promoções e aumentos salariais, você precisará manter-se atualizado.

Muitas vezes você possui o conhecimento mas precisará de algum título, decurso técnico ou de graduação, por exemplo. Isso ocorre por que quando uma vaga abre na empresa e existe a possibilidade de recrutamento interno outras pessoas também terão interesse, portanto um perfil mínimo será exigido para ocupar a vaga. 

Tenha Autoconfiança

Acreditar no seu próprio potencial alimenta um ciclo virtuoso de persistência e dedicação. Quando você assume uma meta, que neste caso é obter sucesso profissional, certamente surgirão alguns desafios causados pelas mudanças. Infelizmente poucas coisas acontecem na ausência de confiança, pois uma série de outras atitudes que acompanham a autoconfiança são necessárias como a resiliência para ultrapassar seus próprios limites.

Se você já definiu suas metas profissionais, trace as etapas necessárias para alcançá-las. Uma boa forma pode ser observar pessoas que estão nessa posição e verificar de que maneira chegaram lá. Você não precisa traçar o mesmo caminho, basta perceber que é possível e encontrar satisfação em cada etapa!

Fonte: Administradores