Seu chefe muda de ideia o tempo todo? Não para de interromper você para fazer perguntas? Saiba como sobreviver sob uma liderança problemática

Por Claudia Gasparini

Chefes competentes não são sinônimo apenas de negócios bem-sucedidos. Eles também estão por trás da produtividade e da saúde de uma equipe.

No entanto, muita gente passa longe desses bons exemplos – e tem que conviver com chefes instáveis, confusos, inseguros ou ausentes.

Pessoas lideradas por maus gestores perdem motivação, produzem menos e, em casos extremos, podem até adoecer. Mas o que fazer se você está sofrendo em alguma medida sob uma gestão ineficaz?

Para responder a essa pergunta, EXAME.com conversou com Rubens Pimentel, sócio da Ynner Treinamentos. Veja a seguir alguns conselhos do especialista para lidar com essa situação:

“Meu chefe muda constantemente de ideia e não consigo concluir nenhum projeto”

Se o gestor for despreparado apenas do ponto de vista técnico, a melhor alternativa é ajudá-lo a se desenvolver. “Em vez de lutar contra um chefe indeciso, é importante lembrá-lo sobre os objetivos originais da área”, orienta Rubens.

Já no caso de um problema de ordem emocional, a recomendação é se preparar para viver uma situação-limite. “Você deve ser paciente e lembrar que essa situação é temporária”, afirma o especialista. Mais cedo ou mais tarde, ou ele será deposto, ou você encontrará um emprego melhor.

“Não recebo orientação nenhuma para fazer o meu trabalho”

Organizar e gerenciar suas próprias entregas é uma boa ideia sempre – sobretudo se não há diretrizes claras por parte da liderança.

Se há silêncio por parte do chefe, o ideal é buscar o diálogo. “Você deve se comunicar, se ele não consegue, e precisa saber quais são as perguntas certas”, aconselha o especialista.

“Nossa equipe não tem apoio nenhum da liderança para resolver conflitos

Se o seu gestor não ajuda a solucionar problemas de relacionamento entre colaboradores, o melhor a fazer é evitá-los. “Só brigue pelo que está relacionado ao objetivo do seu trabalho”, aconselha Rubens.

Segundo ele, disputas pessoais e “picuinhas” devem ser ignoradas. “Tudo o que não está ligado ao seu resultado não importa”, diz o sócio da Ynner.

“Meu chefe me interrompe o tempo todo”

Líderes ansiosos não deixam a equipe trabalhar em paz, fazendo perguntas constantes sobre o andamento do processo. O melhor a fazer, de acordo com Rubens, é buscar o autogerenciamento. “Se você tem claras as suas tarefas e os seus objetivos, fica bem mais fácil lidar com um chefe inseguro”, explica.

Para aplacar toda essa ansiedade, vale combinar prazos intermediários e finais com ele, comunicando os objetivos e as tarefas do dia. “Gerenciar o seu chefe contribui para ajustar expectativas a condições razoáveis”, conclui o especialista.

Fonte: Exame.com