É fato que nem todas as pessoas encarregadas de entrevistar candidatos são qualificadas para isso. Muitas estão lá por acaso e são obrigadas a tomar decisões difíceis sobre o futuro do possível funcionário, como se ele está apto a participar ou não da próxima fase do processo de seleção.

É quase certeza que, em algum momento da sua carreira, você encontre recrutadores mal treinados, por isso, é importante estar preparado. Se você tem um histórico de carreira típico de um millennial – com muitos empregos com duração entre nove meses e três anos – espere a seguinte pergunta: “Por que você mudou tanto de emprego?”.

O entrevistador que não sofreu influência das rápidas mudanças que acometeram os ecossistemas corporativos nos últimos anos pode não entender o fato de a sua trajetória profissional ser formada por uma série de empregos de curto-prazo. Mas a verdade é que, nos dias atuais, nem mesmo um contrato de um ano pode ser considerado um emprego de passagem rápida. Todos os trabalhos estão se tornando de curto-prazo, independentemente das pessoas estarem preparadas para isso ou não.

Portanto, neste cenário, como responder a tão temida pergunta? Você não quer soar ofensivo, mas também não quer bajular ou implorar a aprovação do entrevistador. Além disso, é muito tentador enveredar pelo caminho das explicações e motivos pelos quais você mudou tanto de emprego.

Entretanto, falar sobre problemas pessoais desnecessários e situações específicas das companhias pelas quais você passou vai causar uma má impressão. Você não vai melhorar sua imagem ao descrever toda a saga da sua carreira na esperança de convencer o recrutador sobre as boas razões que você teve para mudar de emprego. Portanto, tente ter uma abordagem de alto nível.

Um exemplo de uma boa resposta é: “Eu nunca esperei trabalhar em tantas empresas em pouco tempo, mas foi uma experiência incrível. Agora eu sei como encarar uma nova situação e descobrir como fazer a diferença. Eu acho que isso simplesmente deveria acontecer, porque eu não trocaria os aprendizados que tive por mais nada”.

Sua confiança e suas respostas leves podem fazer com que o entrevistador faça mais perguntas sobre as mudanças e reviravoltas que ocorreram no seu incrível histórico de carreira, mas muitos não vão demonstrar esse interesse. Com sorte, em vez disso, eles vão questionar sobre o trabalho para o qual você está se candidatando, afinal, esta é a principal intenção de uma entrevista de emprego.

Fonte: Fobes

Em busca de novas oportunidades de trabalho?
Milhares de vagas esperam por você.
Clique aqui e boa sorte!