Pesquisa mostra palavras-chave que definem perfil mais buscado por empresas para oportunidades nas áreas administrativa, comercial, de tecnologia e de marketing

Por Camila Pati

O que as empresas mais valorizam na hora de contratar novos funcionários? A equipe do site de busca de oportunidades profissionais Adzuna fez um levantamento a partir de 94 mil anúncios de emprego no Brasil e chegou a uma lista de palavras-chave que definem o perfil mais buscado em 4 áreas pesquisadas: administrativa, comercial, tecnologia e marketing.

Segundo o estudo, nestas carreiras características pessoais como, por exemplo, comunicação e organização ganham destaque na avaliação das empresas durante os processos seletivos.  Ter boa capacidade de comunicação, aliás, é requisito para os profissionais das 4 áreas.

É claro que grande parte das habilidades pessoais requisitadas – chamadas, em inglês, de soft skills – devem aparecer no currículo ao lado de dados objetivos que as comprovem e não apenas como qualidades soltas. Lembre-se:  verbos dizem mais sobre sua atitude do que adjetivos. Confira nas tabelas abaixo:

Anúncios de oportunidades na área administrativa:

Palavra-chave Índice de vagas que apresentam este requisito
Liderança 35,70%
Comunicação 28,90%
Experiência prévia 16,35%
Foco em resultados 8,72%
Organização 7,50%

 

Anúncios de oportunidades na área comercial:

Palavra-chave Índice de vagas que apresentam este requisito
Comunicação 38%
Comprometimento 17,50%
Relacionamento Interpessoal 12,30%
Foco no Cliente 3,25%
Experiência 2,87%

Anúncios de oportunidades na área de marketing:

Palavra-chave Índice de vagas que apresentam este requisito
Nível superior 58%
Foco em resultados 19.61%
Comunicação 13.21%
Trabalhar em equipe 11.78%
Gostar de desafios 5.34%

Anúncios de oportunidades na área de tecnologia: 

Palavra-chave Índice de vagas que apresentam este requisito
Nível superior 45%
Experiência 23%
Comunicação 12%
Organização 9,32%
Inglês Fluente 7,25%

Fonte: Exame.com