Não adianta você ter habilidades extraordinárias se não tem como usá-las por estar preso na sua própria bagunça.

Ainda que o próprio título seja autoexplicativo eu vou contar como cheguei a essa conclusão. Trabalho com consultoria há mais de 20 anos e sempre tive um lado comercial muito forte, portanto, tenho um carinho especial pela área.

Ao dar treinamentos na área, é muito comum ver pessoas com grande habilidade de oratória, desenvoltura e persuasão chamarem atenção, mas ao vermos os números, acabam não correspondendo a todo esse potencial.

O que normalmente acontece?

Essas pessoas estão aparentemente com a faca e o queijo na mão, mas por que não conseguem?

Ora, porque muitas vezes não sabem onde colocaram a faca, outras vezes o queijo e até não conseguem achar o tempo para isso… Entendeu? Não adianta você ter habilidades extraordinárias se não tem como usá-las por estar preso na sua própria bagunça.

Aquela pessoa com menos habilidades de comunicação, mas extremamente organizada, sabe o momento de procurar o cliente, tem os documentos e informações que precisa à mão, consegue estar presente na hora determinada e as coisas parecem que fluem. E isso muitas vezes reflete em números…

Agora, aquele que está desorganizado pode ser incrível para vender, mas sua bagunça o permite atender bem menos clientes e realizar muito menos atividades que os demais… O que infelizmente acaba nem compensando e fica para trás.

Eu destaquei a parte de vendas, pela vivência na área, mas imagine as demais agora. Você pode ser ótimo em aconselhar as pessoas, mas se não estiver organizado para fazer seus outros afazeres, como terá tempo para isso? E até suas ideias e informações para ser mais preciso na hora de fazer uma mentoria.

A questão é que não importa quais são suas melhores características, todas elas podem ser potencializadas se você tiver mais organização. Se você já é organizado, ótimo, veja como ser um pouco mais e usar isso para destacar suas demais habilidades. Se você não é, comece imediatamente a tomar providências sobre isso.

Busque cursos, livros, vídeos na internet, peça ajuda aos amigos… O importante é ajustar isso o quanto antes para deixar brilharem seus demais talentos.

Por Alex Born / Fonte: Administradores.com