O planejamento é algo essencial para quem deseja alcançar o sucesso na profissão desejada

O verbo planejar está mais presente na vida das pessoas do que elas possam imaginar. Para quem vai sair de férias, um bom planejamento é algo extremamente primordial. O mesmo é essencial para quem pretende comprar a sua casa ou apartamento e até mesmo o tão desejado carro. E este assunto também é mais do que pertinente quando se trata da carreira profissional.

Planejá-la é algo fundamental para quem deseja alcançar o sucesso na profissão escolhida. “A carreira deve ser encarada como um plano de negócios e, sendo assim, alguns pontos-chave também devem ser considerados. Por exemplo: quais são os seus objetivos profissionais a longo prazo? O que você deseja do seu emprego nos próximos cinco anos? É necessário investir em qualificação e capacitação (e se for, com que objetivo?)? Quais são as suas prioridades? Pensar nestas respostas é o primeiro passo para começar a desenvolver sua trajetória no mercado de trabalho”, alerta a Gerente de Recursos Humanos da Mega Sistemas Corporativos, Mariana Almeida.

Segundo Mariana, as prioridades e os objetivos variam de acordo com o tempo e a necessidade de cada pessoa. Para ela, é de extrema importância não perder o entusiasmo, fundamental para alcançar o sucesso. “O entusiasmo permite que as experiências profissionais e pessoais se tornem mais agradáveis e satisfatórias. Nenhuma conquista é obtida por alguém que o deixe de lado. Vale ressaltar, também, que o planejamento de carreira deve ser algo que vá além de ‘subir de posto’. O aprendizado e as experiências devem fazer parte dos planos para o futuro”, complementa.

Mas, o planejamento profissional também dever ser considerado por quem já está no mercado de trabalho? “Sim, e isto é algo extremamente relevante. De acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), de 2009, o tempo médio de permanência em um emprego no Brasil é de cinco anos. Portanto, para quem deseja mudar de trabalho ou buscar um novo cargo fora da atual empresa, por exemplo, também é importante traçar planos para conquistar o objetivo”, responde Mariana.

Abaixo, a executiva dá algumas dicas para desenvolver um bom planejamento.

1 – Iniciar o plano de carreira é apenas a primeira etapa

Logo em seguida, chega a vez do trabalho duro, propriamente dito. Comprometimento e postura profissional dentro do ambiente corporativo são imprescindíveis.

2 – Networking

Todos sabem que grande parte das oportunidades profissionais surge por meio da rede de contatos e isto se aplica tanto para quem vai entrar no mercado de trabalho quanto por quem já está nele. Muitas pessoas estão dispostas a ajudar e ter uma boa referência abre portas para um bom emprego ou para uma promoção. Por isso, nada mais aconselhável do que cultivar e desenvolver relacionamentos compatíveis à área de atuação do colaborador.

3 – Buscar orientação de um consultor de recrutamento

À medida do possível, vale a pena buscar a ajuda de um consultor. Ao explicar os seus objetivos, ele irá auxiliar no desenvolvimento do plano de carreira.

4 – Marketing pessoal

A grande maioria das pessoas não se sente confortável na hora em que precisa se “vender”. No entanto, isto se faz necessário quando o objetivo final é a conquista de um emprego ou de um novo cargo. Portanto, durante uma entrevista, destaque tudo o que já conquistou e o que almeja conquistar de forma clara e assertiva.

Fonte: Administradores

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários