Consegue imaginar onde você estará daqui a exatamente um ano? E daqui cinco? Estará fazendo o que faz agora ou vislumbra uma mudança radical na carreira? Seja qual for sua resposta, não seria nada mau fazer um planejamento desde já e traçar estratégias para alcançar o que deseja.

Nunca é tarde demais para rever projetos, analisar seu momento profissional e financeiro, ajustar as velas e mudar a direção, caso seja necessário.

Se você não sabe como definir um planejamento, confira algumas dicas que podem te ajudar:

Trabalhe no autoconhecimento

Observe-se com cuidado, analise seus próprios valores e paixões. Descobrir o que você ama fazer é um dos principais pontos para traçar um planejamento de carreira.

Defina metas de curto e longo prazo

O planejamento é constituído de metas de curto, médio e longo prazo, que vão depender dos seus objetivos. A primeira coisa a se fazer é perguntar-se onde você quer estar daqui 1, 2 ou 5 anos. A partir da sua resposta, defina os prazos.

Trace suas estratégias para chegar lá

Sabendo onde você está no momento e onde quer chegar no futuro, agora é só definir o trajeto que te leva até lá. Quer ser líder de equipe? Então, considere fazer um curso de liderança. Quer trabalhar em uma empresa multinacional? Invista já em cursos de idiomas.

Determine datas para começar e terminar cursos

Seja lá o que for que queira e/ou precise aprender, não procrastine nem sabote seu plano. Comece o quanto antes, e, na hora de determinar prazos, seja bem realista, analisando sua capacidade de colocar o planejamento em ação.

Revise seu plano e gerencie os progressos

De tempos em tempos, é necessário checar como as coisas estão caminhando, se ainda está no caminho certo ou se saiu completamente dele. Não se culpe se for necessário mudar e atualizar algumas datas e estratégias, afinal, nem sempre todas as coisas seguem à risca o que imaginamos.

Tenha foco

Dificuldades tendem a aparecer, mas não desista ou desanime. Tenha disciplina e cultive hábitos que te levem à realização. Apegue-se à ideia de que o esforço de hoje será sua recompensa no futuro.

Trabalhe seu marketing pessoal

Autoconfiança e marketing pessoal são ferramentas poderosas que ajudam o profissional a se posicionar no mercado de trabalho. Tenha contato com pessoas de outras áreas e de outras empresas e apresenta a elas seus projetos. Dessa forma, você ganhará visibilidade, aumentando, assim, suas chances de ser lembrado.

Fonte: Catraca Livre

Em busca de novas oportunidades de trabalho?
Milhares de vagas esperam por você.
Clique aqui e boa sorte!
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
2

Comentários

comentários