Muitas empresas enxergam pedidos de demissão dos seus estagiários como fruto de mero “mimimi”. Com base em generalizações e estereótipos, acreditam que o jovem é imaturo, mimado e ansioso e, por isso, abandona compromissos com facilidade.

Estão enganadas: as razões que levam o jovem a desistir da oportunidade podem ser perfeitamente justas, e deveriam servir como base para elas reverem e atualizarem suas práticas de gestão.

Do ponto de vista do estagiário, é importante saber separar razões fracas e fortes para sair de uma empresa. Em alguns casos, vale ter paciência e olhar a longo prazo, e permanecer; em outros, é melhor se desligar e buscar outra oportunidade o mais rápido possível.

Para Tiago Mavichian, diretor de recursos humanos da Companhia de Estágios, não vale a pena mudar se você está na empresa há menos de dois meses. “É preciso tempo para entender a área, as atividades e o perfil da companhia”, diz. “Você mostra imaturidade e busca por soluções mágicas se decide sair tão cedo”.

Atividades repetitivas, falta de convite para participar de certas reuniões e desentendimentos com colegas também não são motivos suficientemente fortes para pular fora do barco, afirma Mavichian.

Na dúvida sobre a legitimidade da sua decisão, a pergunta a se fazer é: você terá alguma dificuldade para justificar a sua saída numa futura entrevista de emprego? Se a resposta é não, é melhor refletir um pouco mais.

Confira a seguir 6 bons motivos para mudar de estágio, segundo três especialistas no assunto:

1. Você parou de aprender

O objetivo número 1 de um estágio é adquirir novos conhecimentos e experiências. Segundo uma pesquisa feita pela Companhia de Estágios em 2016, 55% dos jovens dizem que sua principal expectativa num estágio é o aprendizado. Se isso não ocorre mais, não faz sentido permanecer.

“Um programa bem estruturado conta com rotação de funções, treinamentos técnicos e comportamentais e cronogramas de desafios”, diz Mavichian. Nem sempre toda essa estrutura é necessária, mas você precisa sentir que está aprendendo algo de qualquer forma. Se você não tem chance de efetivação e sente que seu desenvolvimento estancou, é melhor buscar outra oportunidade.

2. Você quer experimentar algo muito diferente

Estagiar numa determinada área ou tipo de empresa serve para descobrir se você gosta das características desse trabalho ou estilo de empregador. Segundo Mavichian, vale a pena trocar de estágio se você sente que chegou a hora de dar uma guinada e vivenciar algo novo.

Você pode querer sair de uma multinacional para saber como é trabalhar numa empresa pequena ou numa ONG, por exemplo, ou experimentar a área de marketing após um longo tempo de estágio em finanças. Só tome cuidado para não se precipitar: para conhecer bem um tipo de trabalho, é preciso no mínimo um ano completo, afirma o especialista.

3. O estágio está prejudicando os seus estudos

A empresa exige tanto tempo e dedicação que você não tem conseguido aproveitar a faculdade como deveria? Sinal vermelho, diz Mavichian. O estagiário é, antes de tudo, um estudante e deve fugir de trabalhos que prejudicam a sua formação acadêmica.

“O jovem é quem sabe qual é o balanço ideal, para si, entre trabalho e estudo, mas os dois tipos de vivência são complementares e fundamentais para o aprendizado”, diz Gabriela Cruvinel, consultora da Cia de Talentos. “Busque outra companhia se aquela em que você está não respeita a sua necessidade de se qualificar”.

4. Seus valores não batem com os da empresa

Segundo Gabriel Zamboni, gerente de relacionamento da Universia Brasil, outra razão forte para abandonar um estágio é perceber que existe uma incompatibilidade de princípios entre você e a companhia. Ele cita o caso de um jovem que foi estagiar numa empresa química com forte discurso pró-sustentabilidade e que acabou se desligando ao perceber que a organização não tinha a menor preocupação com o meio ambiente.

Empresas que promovem ou toleram ofensas, bullying, ameaças e preconceitos de forma geral também não merecem a permanência do jovem. “A geração Y não tem mais paciência para ambiente de trabalho em que a diversidade não é respeitada, e com razão”, diz Zamboni.

5. Surgiu a oportunidade de estudar no exterior

Outro motivo válido e comum para abandonar um estágio é a chance de fazer um intercâmbio — uma oportunidade que o jovem tem mais facilidade para aproveitar, dado que ainda não assumiu tantos compromissos de vida.

Segundo Cruvinel, a experiência internacional é uma exigência cada vez mais frequente no mercado de trabalho, o que justifica o abandono do estágio em algumas situações. “O importante é que, numa futura entrevista, você saiba dizer como o intercâmbio ajudou o seu desenvolvimento, isto é, por que valeu a pena sair do estágio para viajar”, explica ela.

6. Seu gestor direto não está fazendo você crescer

Acompanhamento, orientação e feedback são duas premissas de um bom estágio. Se o seu líder não oferece nem um nem outro, você provavelmente está insatisfeito — e com razão. De acordo com Zamboni, vale a pena conversar com ele antes de tomar a decisão de sair, mas pode ser inútil.

“Alguns gestores não acrescentam praticamente nada, nem do ponto de vista técnico, nem do comportamental”, diz ele. Se esse é o caso, você está perdendo o seu tempo e deveria procurar outra oportunidade, que ofereça mais apoio para o seu desenvolvimento.

Fonte: Exame

Em busca de novas oportunidades de trabalho?
Milhares de vagas esperam por você.
Clique aqui e boa sorte!