Você deseja mudar a sua área profissional e não sabe como? Saiba como o networking pode ajudar nesse momento

Muitos profissionais associam mudanças de carreira com algo burocrático e assustador. De fato, iniciar a vida profissional em uma nova área pode não ser uma tarefa muito fácil, já que, muitas vezes, é necessário renovar a rede de contatos, conhecida como networking.

Se esse é o seu caso, saiba que existem algumas técnicas que podem lhe ajudar nesse momento de mudanças, facilitando a sua busca por um novo emprego.

Confira a seguir a top list preparada pela Universia Brasil:

 

1-Informe os seus colegas de trabalho

Se você está planejando mudar de carreira, informe aos seus colegas de trabalho. Mesmo que, futuramente, muitos deles não façam mais parte da sua nova rede de contatos, eles podem conhecer algum profissional influente na sua nova área, com quem você possa se conectar.

 

2- Faça uma pesquisa prévia sobre a sua área de atuação

Antes de acionar a sua rede de contatos, procure pesquisar sobre o seu novo ramo de atuação. Informe-se a respeito dos profissionais que atuam no mesmo ramo em que você irá atuar, e quais foram os caminhos tomados por eles, seus planos de carreira. Veja quais são as organizações profissionais que atuam na sua área. Durante esse processo, você pode utilizar sites como o LikedIn, por exemplo.

3- Entre em contato com outras pessoas que também mudaram de carreira

Procure entrar em contato com aqueles profissionais que também já passaram por mudanças de carreira. O site LikedIn também pode ser muito útil durante esse processo, desde que seja possível visualizar os planos de carreira nos perfis que forem analisados por você durante a sua pesquisa.

 

4- Peça conselhos aos seus novos colegas

Basicamente, o networking consiste em contar a sua história, fazer perguntas e receber conselhos dos demais profissionais da empresa. Uma vez que você será um profissional novo na área, a sua história provavelmente será mais interessante, e, naturalmente, você apresentará mais dúvidas do que os outros colegas que já possuem experiência no ramo.

5- Busque eventos relacionados a sua área

Frequente eventos profissionais locais ligados ao seu setor. Isso só aumentará o seu conhecimento sobre a área de atuação, além de expandir a sua rede de contatos e aumentar as suas oportunidades.

Se você atualmente está em busca por um novo emprego, comece por essas dicas. Certamente, elas irão direcioná-lo ao caminho certo. Aplique esses conselhos e boa sorte!

Fonte: Universia Brasil

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários