Responda rápido: quantas vezes você já reclamou do seu emprego esta semana? Claro que reclamar de alguma coisa nem sempre significa que você quer se livrar dela. Mas se isso acontece com muita frequência, pode indicar que é preciso fazer uma mudança.

Tomas Chamorro-Premuzic, especialista em gestão de talentos, escreveu um artigo esta semana para a Harvard Business Review listando cinco sinais de que está na hora de encontrar um novo emprego.

Segundo Chamorro-Premuzic, seres humanos são naturalmente avessos ao risco, mesmo quando estão em uma situação que os torna infelizes. Análises mostram que as pessoas tendem a se manter em um emprego mesmo apresentando atitudes negativas, baixo engajamento e falta de identificação com a cultura da organização.

No fim do dia, segundo ele, nos sentimos confortáveis com uma vida previsível – isso nos deixa mais seguros. A  simples incapacidade de tomarmos uma decisão é, por si só, um fator de ansiedade, porque aumenta a incerteza sobre o nosso futuro. “Tudo isso explica por que é tão difícil largar um emprego, não importa quão não-inspirador e monótono ele seja”, escreve.

Para ajudar você a pensar se é mesmo hora de uma mudança na carreira, vale conferir as dicas do especialista.

Você não está aprendendo

Estudos indicam que a progressão mais feliz para a vida adulta e a velhice está relacionada a trabalhos que estimulem a mente com aprendizado contínuo. Isso é especialmente importante para pessoas com traços de personalidade associados à curiosidade, criatividade e gosto pelo aprendizado.

Você está com baixo desempenho

Se você está estagnado, navegando com o piloto automático e poderia cumprir seu trabalho dormindo, provavelmente está tendo um baixo desempenho. E isso, cedo ou tarde, vai ser um problema para o seu currículo. Se você quer ser feliz e engajado no trabalho, é melhor encontrar um trabalho que te estimule a desempenhar no nível mais alto.

Você não se sente reconhecido

Mesmo quando funcionários estão felizes com seus salários e perspectivas de promoção, eles não estarão totalmente satisfeitos se não forem reconhecidos, especialmente por seus gerentes. A falta de reconhecimento também está associada a maior chance de exaustão e atitudes pouco produtivas, como sabotagem.

Você só trabalha pelo dinheiro

Ficar em um emprego só pelo dinheiro pode ser desmotivante. O engajamento, segundo Chamorro-Premuzic, é três vezes mais dependente de recompensas intrínsecas do que externas.

Você odeia seu chefe

Uma pesquisa mostra que 75% dos adultos dizem que a parte mais estressante de seu trabalho é seu supervisor imediato ou gerente. “Até que as organizações façam um trabalho melhor na hora de selecionar e desenvolver líderes, os funcionários precisarão diminuir suas expectativas sobre gerenciamento ou continuar buscando chefes excepcionais”, diz o especialista.

Fonte: Época Negócios