Imagem 10

Por Claudia Gasparini

Se você se orgulha de ter passado muitos fins de semana e feriados de 2014 mergulhado em trabalho, talvez seja bom repensar seu conceito de produtividade.

A sugestão é de Rubens Pimentel, sócio da Ynner Treinamentos. Segundo ele, quem cultiva o hábito de levar trabalho para casa não merece nenhuma medalha.

“Quem faz isso, em geral, é o profissional incapaz de dar conta das suas obrigações no período designado para o expediente”, afirma. “É o improdutivo”.

Não que a carga de trabalho em muitas empresas seja pequena. “Há realmente muitos profissionais sobrecarregados, mas não 365 dias por ano”, opina Rubens. A raiz do problema, para ele, é a desorganização dos ambientes de trabalho.

“A tecnologia é um dos principais gatilhos de distração num escritório. As pessoas acreditam que são ‘multitarefa’, que conseguem checar emails a cada dois minutos, responder mensagens no celular e ainda por cima trabalhar. Isso não existe”, diz o executivo.

Segundo Ana Maria Rossi, presidente da ISMA-BR (International Stress Management Association do Brasil), o hábito de trabalhar constantemente está se tornando crônico. “O mais preocupante é que os próprios empregadores incentivam esse comportamento, esquecendo que isso é ruim para eles também”, afirma.

Mas por que essa prática pode ser tão nociva? Veja os riscos elencados pelos especialistas ouvidos por EXAME.com:

 

1. Sua produtividade pode despencar (ainda mais)

Não adianta se enganar: trabalho fora do expediente não é sinônimo de produção maior – que dirá melhor. “O cansaço causa déficit de atenção e maior propensão a erros”, diz Ana Maria. No longo prazo, o preço que se paga é entrar num ciclo interminável de entregas atrasadas e horas extras para compensá-las.

 

2. Você pode ficar mais “covarde” profissionalmente

O resultado de um experimento publicado recentemente no Journal of Consumer Research mostrou que o esgotamento físico e mental faz as pessoas a tomarem decisões mais seguras. Arriscar-se menos tem seu lado bom, mas também pode levar você a desperdiçar oportunidades profissionais e ser menos inovador.

 

3. Talvez você desaprenda a relaxar

Levar trabalho para casa significa sacrificar tempo de lazer e convivência social. Aos poucos, a disposição para interagir com familiares e amigos e até o bom humor podem começar a ficar escassos. “A pessoa pode não saber mais como se divertir”, alerta Pimentel.

 

4. Você fica mais propenso a problemas de saúde

Segundo Ana Maria, o corpo não passa ileso pelo excesso de trabalho. Entre os efeitos físicos mais comuns, ela cita dores musculares, dores de cabeça e distúrbios gastrointestinais. Do ponto de vista emocional, não é raro desenvolver ansiedade e irritabilidade.

 

5. Você pode ter dificuldades de relacionamento

Pessoas cansadas se tornam mais impacientes e irritadiças. “Esse estado de nervos faz aumentar muito a chance de elas se envolverem em brigas e discussões desnecessárias com colegas e chefes”, explica Ana Maria.

Fonte: Exame.com