Um Chief Knowledge Officer (CKO) é um cargo do tipo C-level, como são chamadas as posições mais altas de uma organização, e a pessoa responsável pela administração do capital intelectual e do conhecimento de uma organização. Embora menos conhecido que outros postos que começam com a palavra chief, certamente atrai a atenção dos curiosos – ainda mais quando se trata do CKO da NASA.

Em agosto, o novo portal de dados da agência espacial americana tornou milhares de documentos públicos, incluindo pesquisas sobre desenvolvimento de aplicativos e engenharia aeroespacial. Há também diversos cases criados pelo departamento do CKO para uso em workshops, treinamentos e conferências.

“Estudar cases torna o conhecimento de missões mais atraente e cativante ao envolver pessoas no processo de tomada de decisões”, resume a NASA. Como treinar é sempre bom – especialmente se você está se preparando para um processo seletivo concorrido

Confira abaixo e baixe gratuitamente o PDF (em inglês):

1. Tomada de decisões e conflito de interesse
A NASA é uma organização grande, em que não faltam ramificações, departamentos e projetos conectados. O ponto aqui é entender se uma empresa terceirizada, interessada em buscar um novo contrato, pode atuar em duas áreas da agência ou se há conflito de interesse interno. Baixe aqui.

2. A última missão Columbia e gestão de processos
Uma análise sobre os dezesseis dias entre o lançamento do ônibus espacial e o desastre da volta, que custou a vida de sete astronautas, em 2003. O que deu errado na cadeia de comando da NASA e como os processos resultaram na tragédia? Baixe aqui.

3. Comunicação eficaz e diversidade de opiniões
Como garantir comunicação aberta entre múltiplas organizações e participantes para que o fluxo de informações esteja disponível para tomadores de decisão? Também envolve questões de liderança. Baixe aqui.

4. Como ouvir opiniões diferentes de maneira igualitária
Quando a sonda New Horizons mandou as primeiras fotos de Pluto, o mundo festejou. Neste case, a NASA explica como um problema com uma empresa terceirizada envolvida na fabricação do objeto levou à criação de um novo procedimento para escutar departamentos de maneira igualitária em momentos críticos. Baixe aqui.

5. Escolha sua maior preocupação
Enviar objetos para o espaço não é fácil e um contratempo em Terra costuma ter muitos efeitos. Quando uma missão apresenta problemas duas semanas antes do lançamento, o chefe precisa decidir, em um único dia, se recomenda um atraso custoso ou se é possível consertar o objeto no tempo que resta. Baixe aqui.

Fonte: Exame.com