Quer se preparar para como o mercado de trabalho será no futuro? Descubra as características que serão importantes nos próximos anos

O mercado de trabalho está em constante mutação: as características buscadas pelas empresas vão se adequando de acordo com os novos tempos e necessidades. Por isso, universitários podem se preparar desde já para ser um profissional do futuro. Veja 4 características que serão importantes nos próximos anos:

1 – Empreendedorismo

Ter perfil de empreendedor é diferente de ser um líder. Ter características de liderança é conseguir lidar com diferentes tipos de pessoas, descobrir suas principais qualidades e defeitos e gerir essas características. Ser empreendedor é outra coisa: é ser inovador, pensar “fora da caixa”, entender as necessidades do mercado e arregaçar as mangas para resolver problemas. Agir dessa maneira pode transformá-lo em um funcionário que se destaca dos demais profissionais.

2 – Cidadania global

Ao invés de analisar as situações de acordo com as situações em que vivem, profissionais do futuro deverão ter a cidadania global, ou seja, a capacidade de enxergar além e compreender que existem outras culturas, necessidades sociais e maneiras de pensar.

3 – Cidadania digital

Se a internet já está presente em nossas vidas nos dias atuais, no futuro ela estará ainda mais inserida no cotidiano das pessoas. Por isso, profissionais devem desenvolver a cidadania digital: socializar de maneira positiva com outros internautas e interagir e consumir os conteúdos digitais.

4 – Racionalidade

Deixar as emoções de lado e pensar de maneira totalmente racional é uma das características importantes para profissionais do futuro. Pessoas que conseguem ver os problemas sem serem influenciados pelos seus sentimentos, mesmo os positivos, geralmente tomam decisões mais corretas e cometem menos erros. Mas fique atento: nem sempre essa racionalidade será a melhor maneira de agir em todas as situações. É importante que eles saibam quando ser lógicos será benéfico para alguns problemas, mas nem todos.

Fonte: Universia Brasil

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários